por | 27 Set, 2019 | Grandes Louzadenses, Sociedade

O LIVRE aposta na lousadense Filipa Pinto

Feminista, antirracista, defensora de políticas ecologistas e dos direitos LGBTQ+, Filipa Pinto é candidata pelo LIVRE

Natural de Sobrado, Valongo, mas a residir em Lousada desde 1997, Filipa Pinto é professora. Define-se como progressista a nível ideológico. Desde sempre interessada pela política nacional e internacional, não foi, até ter entrado para o LIVRE, militante de nenhum partido, “não só por não me rever na conduta ética da maioria dos partidos existentes, mas também por não encontrar qualquer partido realmente de esquerda e, em simultâneo, assumidamente europeísta, dois fatores que são indissociáveis das minhas opiniões políticas. Sou feminista, antirracista e defensora dos direitos humanos e direitos LGBTQ+ e de uma política ecologista para a região e para o país”, afirma.

Escolhida para integrar as listas num processo de primárias abertas
Filipa Pinto esclarece que, “no LIVRE, as listas de candidatos às eleições não são elaboradas com base em convites, como acontece nos outros partidos, mas em primárias abertas. As primárias abertas, como sistema icónico da democracia participativa, permitiu-me materializar numa candidatura política os pressupostos que eu defendia e nos quais me revia totalmente”, explica. Assim, concorreu como independente e os cidadãos que se inscreveram para votar e os membros e apoiantes do LIVRE escolheram-na para o segundo lugar pelo círculo do Porto. “Neste momento, sinto-me muito honrada por ter assumido esta responsabilidade”, diz.

Mobilidade, educação, habitação e ambiente são temas prioritários
Residindo em Lousada há 22 anos, Filipa Pinto sente que “uma das principais carências da região tem a ver com a falta de transportes públicos, que permitam uma mobilidade mais amiga do ambiente, mais acessível economicamente e mais funcional. Quem vive na periferia das grandes cidades, sente esta dificuldade em se poder libertar do automóvel, que só se consegue com uma aposta forte nos transportes públicos sustentáveis e de preços acessíveis”.

Professora de profissão, defende medidas de apoio às famílias a nível da Educação: “Garantir a escola pública como uma oferta viável desde os 4 meses, integrando as creches na rede pública de escolas; revolucionar o ensino, centrando o currículo no aluno; apostar fortemente nos cursos profissionais e eliminar as propinas no 1º ciclo no ensino superior” são algumas das medidas que gostaria de ver implementadas. “A Educação é o verdadeiro elevador social no qual é urgente investir para melhorar o capital humano da região e do país”, defende.

A nível da habitação, uma medida que gostaria “de ver implementada seria 10% de investimento em habitação pública, que permitisse às famílias e cidadãos mais carenciados o acesso a habitação acessível e digna”.
O ambiente ocupa a agenda mediática e a de Filipa Pinto, que gostaria de ver executado um “Green New Deal” (Novo Pacto Verde) no país, “pois o LIVRE considera urgente descarbonizar ativamente, reduzindo o consumo, transitando para o uso total de energias renováveis e dando prioridade à eficiência energética, criando milhares de novos empregos relacionados com esta transição para uma economia sustentável”.

“A Assembleia da República precisa de um partido como o LIVRE, que responda às necessidades urgentes do planeta que está sob ataque feroz há décadas e da sociedade que não pode tolerar mais desigualdades e injustiças”, diz.

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

AMBIENTE & PATRIMÓNIO, por Ernesto Gonçalves O MORCEGO — O velho amigo Óscar e os injustiçados monstros da noite

Passou o Halloween e, com ele, desapareceram as abóboras iluminadas, as bruxas, os fantasmas e os...

Lousada Cuida em destaque na RTP no dia dedicado ao Cuidador Informal

O projeto Lousada Cuida, promovido pela Santa Casa da Misericórdia de Lousada em parceria com a...

Paula Teles lança “Herança” (e traz uma versão dos GNR)

"Herança", o novo single da cantora e compositora lousadense Paula Teles, acaba de ser lançado...

Freguesias de Lousada aderem à Greve Nacional

Tal como as restantes freguesias e uniões, também a União de Freguesias de Silvares, Pias,...

O PSD Lousada congratula-se com o avanço dos trabalhos na E.M. 564-2, mas alerta para problemas por resolver

NOTA DE IMPRENSA do PSD Lousada O PSD Lousada congratula-se com o (agora) andamento acelerado dos...

AMBIENTE & PATRIMÓNIO, POR ERNESTO GONÇALVES – A ROMÃ: Um fruto, mil sementes e histórias por contar

Lembro-me de, em criança, jogar ao famoso jogo do Stop com as minhas primas, no café do meu pai! À...

Stark: O percussionista de Lousada que conquistou os Globos de Ouro com os Duques do Precariado

José Afonso, amplamente conhecido nos palcos como Stark, é o homem do momento na percussão...

RANCHO FOLCLÓRICO DE NOGUEIRA A tradicional desfolhada de uma coletividade que não pára de crescer

A tradição é uma constante no Rancho Folclórico de Nogueira, uma das coletividades do género mais...

JSD Lousada lança plataforma digital para facilitar o acesso à informação sobre transportes públicos no concelho

A iniciativa pretende dar resposta às dificuldades de mobilidade sentidaspelos lousadenses e...

Casa da Juventude de Lousada inaugura exposição de fotografia e anuncia programa artístico gratuito

Ciclo CTRL+ARTE inclui masterclasses de hip hop e teatro de improviso, um workshop de música...

Siga-nos nas redes sociais