3.ª Conferência sobre a Bolota realizou-se em Lousada

Lousada recebeu a 3.ª Conferência Ibérica sobre a Bolota, no sábado e domingo passados.

A Conferência contou com 12 oradores que tiveram a oportunidade de abordar o tema sob uma perspetiva histórica, científica, económica e sociocultural, com foco na sustentabilidade, na nutrição e na transformação.

Ao longo dos dois dias decorreu uma mostra/venda de produtos de bolota e exposição de trabalhos sobre a temática, realizados pelos alunos das escolas de Lousada.

O Vereador do Ambiente, Dr. Manuel Nunes, salientou que “o facto do Município de Lousada receber este evento está relacionado com a estratégia ambiental que tem sido desenvolvida no concelho, nomeadamente a conservação dos ecossistemas florestais, onde têm lugar os carvalhais”.

A bolota é um produto com potencial, em Lousada, na medida em que existem vários carvalhais. A este propósito o Vereador do Ambiente destaca que “é urgente a preservação destas árvores e, nesse sentido, existe uma estratégia em curso- Gigantes Verdes – onde foram já identificadas sete mil árvores de interesse ecológico, onde quase metade são carvalhos. O trabalho de inventário e de reconhecimento do que é a nossa matriz em termos florestais é fundamental para que possamos salvaguardar, conservar e potenciar, através desse património, a questão da bolota”.

O Dr. Manuel Nunes destacou que “o Município está e desenvolver o seu trabalho no apoio a todos os que pretendem desenvolver as ações de plantação, como os proprietários dos terrenos, os agentes locais e os voluntários, que assumem um papel fundamental na salvaguarda do património”.

Foram plantadas até agora 40 mil árvores pretendemos que durante este inverno sejam plantadas mais 20 mil.

A bolota em destaque durante os dois dias

No sábado foram apresentados os temas relacionados com “A Bolota na pré-história”, “O papel da Bolota face aos desafios atuais”, “As árvores e a vida”, a que se seguiu a mesa redonda sobre “O uso da Bolota na alimentação humana e a floresta mediterrânea”.

Foram ainda abordados os temas “Quão importante são as árvores de grande porte para a biodiversidade? Primeiros passos para a gestão comunitária das árvores de Lousada”, “O montado à luz da agroflorestal de sucessão”, “A silvicultura e a produção de bolota para consumo”, “Recursos silvestres da ‘Carvalheira’: usos culinários, medicinais e outros de plantas e arbustos”.

A tarde do primeiro dia de trabalhos teve continuidade com uma ação de reflorestação no terreno e a apresentação da Confraria da Bolota.

O segundo dia da conferência iniciou com uma visita aos Carvalhais de Fafe, a maior área contínua de carvalhal da Península Ibérica. O grupo foi recebido pela Vereadora responsável da Câmara de Fafe e pelo Presidente da Junta de Freguesia local. Para além do carvalhal, os participantes puderam visitar o Moinho de Casca de Carvalho, e o Museu do Povo e do Moinho de Aboim.

“Comendo bolotas: alimento para o Séc. XXI”, ”As bolotas na alimentação dos italianos”, “O pão de bolota ao longo da história” e o “Processamento e armazenamento de uma bebida de bolota por alta pressão: valor nutricional e segurança microbiológica” foram os últimos temas debatidos durante a tarde.

Já perto do encerramento da Conferência houve ainda tempo para a apresentação do livro infantil “Carlota, a Bolota”, de Susana Machado.

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

TRADIÇÃO CONTINUA VIVA: A Sagrada Família que une gerações

Durante décadas, a chegada da caixa da Sagrada Família a uma casa foi sinónimo de recolhimento,...

Sandra Monteiro pinta a emoção que nasce no silêncio

Profundamente marcada pela emoção, pelo realismo e pela intensidade do olhar humano, as pinturas a...

Subida de divisão aumenta o desafio dos veteranos da ADL

A equipa de Masters da AD Lousada concluiu uma temporada de grande nível, garantindo a subida à...

Patinador lousadense conquistou medalha de prata

O jovem Gabriel Ferreira, de Aveleda, está a construir uma promissora carreira na patinagem...

Noite Branca no Largo da Senhora Aparecida

Gravinda, York e Paulo Marcelo sobem ao palco no dia 8 de agosto, a partir das 22h00, para uma...

Cinema no parque de Meinedo

No próximo dia 1 de agosto, o Parque do Areinho, em Meinedo, recebe mais uma edição do Cinema ao...

Pilotos Lousadenses foram brilhantes vencedores, em Montalegre

Foi a quinta e antepenúltima jornada do Campeonato de Portugal de Ralicross e Kartcross, com os...

AS AMORAS – Há uma altura do ano em que os caminhos dão sobremesa a quem passa. Há frutos que se...

​Inferno das Febras revela distribuição das bandas e coloca à venda bilhetes diários

A ​organização do Inferno das Febras divulgou a distribuição das bandas pelos dois dias do...

PSD exige maior transparência na contratação pública municipal

NOTA DE IMPRENSA DO PSD/Lousada O PSD Lousada questionou no passado dia 6, o Executivo Municipal...

Siga-nos nas redes sociais