3.ª Conferência sobre a Bolota realizou-se em Lousada

Lousada recebeu a 3.ª Conferência Ibérica sobre a Bolota, no sábado e domingo passados.

A Conferência contou com 12 oradores que tiveram a oportunidade de abordar o tema sob uma perspetiva histórica, científica, económica e sociocultural, com foco na sustentabilidade, na nutrição e na transformação.

Ao longo dos dois dias decorreu uma mostra/venda de produtos de bolota e exposição de trabalhos sobre a temática, realizados pelos alunos das escolas de Lousada.

O Vereador do Ambiente, Dr. Manuel Nunes, salientou que “o facto do Município de Lousada receber este evento está relacionado com a estratégia ambiental que tem sido desenvolvida no concelho, nomeadamente a conservação dos ecossistemas florestais, onde têm lugar os carvalhais”.

A bolota é um produto com potencial, em Lousada, na medida em que existem vários carvalhais. A este propósito o Vereador do Ambiente destaca que “é urgente a preservação destas árvores e, nesse sentido, existe uma estratégia em curso- Gigantes Verdes – onde foram já identificadas sete mil árvores de interesse ecológico, onde quase metade são carvalhos. O trabalho de inventário e de reconhecimento do que é a nossa matriz em termos florestais é fundamental para que possamos salvaguardar, conservar e potenciar, através desse património, a questão da bolota”.

O Dr. Manuel Nunes destacou que “o Município está e desenvolver o seu trabalho no apoio a todos os que pretendem desenvolver as ações de plantação, como os proprietários dos terrenos, os agentes locais e os voluntários, que assumem um papel fundamental na salvaguarda do património”.

Foram plantadas até agora 40 mil árvores pretendemos que durante este inverno sejam plantadas mais 20 mil.

A bolota em destaque durante os dois dias

No sábado foram apresentados os temas relacionados com “A Bolota na pré-história”, “O papel da Bolota face aos desafios atuais”, “As árvores e a vida”, a que se seguiu a mesa redonda sobre “O uso da Bolota na alimentação humana e a floresta mediterrânea”.

Foram ainda abordados os temas “Quão importante são as árvores de grande porte para a biodiversidade? Primeiros passos para a gestão comunitária das árvores de Lousada”, “O montado à luz da agroflorestal de sucessão”, “A silvicultura e a produção de bolota para consumo”, “Recursos silvestres da ‘Carvalheira’: usos culinários, medicinais e outros de plantas e arbustos”.

A tarde do primeiro dia de trabalhos teve continuidade com uma ação de reflorestação no terreno e a apresentação da Confraria da Bolota.

O segundo dia da conferência iniciou com uma visita aos Carvalhais de Fafe, a maior área contínua de carvalhal da Península Ibérica. O grupo foi recebido pela Vereadora responsável da Câmara de Fafe e pelo Presidente da Junta de Freguesia local. Para além do carvalhal, os participantes puderam visitar o Moinho de Casca de Carvalho, e o Museu do Povo e do Moinho de Aboim.

“Comendo bolotas: alimento para o Séc. XXI”, ”As bolotas na alimentação dos italianos”, “O pão de bolota ao longo da história” e o “Processamento e armazenamento de uma bebida de bolota por alta pressão: valor nutricional e segurança microbiológica” foram os últimos temas debatidos durante a tarde.

Já perto do encerramento da Conferência houve ainda tempo para a apresentação do livro infantil “Carlota, a Bolota”, de Susana Machado.

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Rezar por mais saúde e menos guerras

A PROCISSÃO DE VELAS É UM SINAL DOS TEMPOS Em maio realizam-se as procissões de velas. Os...

LADEC Celebra 14.º Aniversário com Jantar Convívio

No passado dia 18, a LADEC - Lousada Associação de Eventos Culturais comemorou o seu 14.º...

Hugo Regadas Vence a Internacional XCO Super Cup

No passado domingo, em Vila do Conde, o lousadense Hugo Regadas, a competir pela equipa Rompe...

Editorial 121 | Lousada é Grande

Lousada, terra de história e tradição, ostenta com orgulho a sua grandeza. O nosso Torrão, que há...

Lousada Junior Cup: Título da primeira prova ficou em casa

O português João Dinis Silva conquistou a primeira prova da Lousada Junior Cup, depois de derrotar...

Lousada ao rubro na Super Especial do Rally de Portugal

A 57º edição do Rally de Portugal trouxe a Lousada os pilotos do Campeonato do Mundo de Ralis...

DIALLEY – Agência de Marketing em Lousada

O nome foi inspirado na Diagon Alley, um local emblemático da saga Harry Potter, da qual Sofia...

Apresentação da trilogia “As Aventuras da Maria” encanta público

No passado dia 11, a Assembleia Louzadense acolheu a apresentação da trilogia "As Aventuras da...

Luís Santos é mandatário da candidatura da Aliança Democrática em Lousada

A candidatura da Aliança Democrática (AD) em Lousada terá como mandatário Luís Santos, Coordenador...

USALOU é um berço de cultura sénior

CAVAQUINHOS E TUNA SÃO DOIS EXPOENTES O principal objetivo da Universidade Sénior do Autodidata de...

Siga-nos nas redes sociais