Apresentação da Lucanus – Revista de Ambiente e Sociedade

Foi apresentado no passado domingo, dia 24, o terceiro número da Lucanus – Revista de Ambiente e Sociedade, uma edição do Município de Lousada.

A Lucanus é composta por oito artigos, sendo três deles dedicados a projetos implementados em Lousada. Assim, o “Processo Participativo para a elaboração do Plano de Gestão da Paisagem Protegida do Sousa Interior”, “Lousada Charcos: uma rede Municipal para a diversidade aquática” e “Gigantes Verdes: as árvores de grande porte do concelho de Lousada” são os temas desenvolvidos em Lousada.

A revista contém ainda os artigos “Mar da minha terra. Frente Atlântica de Almada”, “À descoberta dos invertebrados de Vila Real” e “A incubadora de Base Rural de Guimarães”.

“A estratégia de educação ambiental no Município de Setúbal” e “Jornadas Pedagógicas de Educação Ambiental da ASPEA: um percurso de 25 anos” são os últimos temas deste terceiro número da publicação.

O Vereador do Ambiente, Dr. Manuel Nunes, referiu que “a apresentação do 3.º número da Lucanus, reflete o trabalho que tem sido desenvolvido ao longo dos últimos anos. Esta publicação dá a conhecer a vários públicos o que é feito no nosso território. Aliás, a premência e oportunidade da revista surge também da perceção de que era necessário colmatar uma falha a nível municipal e a nível editorial no país e que se relaciona com a área ambiental, chegando de um modo claro e simples à população”.

Ainda de acordo com o Vereador do Ambiente “este é o resultado de um desafio que a autarquia se propôs e que já conquistou o seu espaço próprio, sendo a única revista com estas caraterísticas editada por um Município”.

A publicação surgiu com o intuito de garantir o intercâmbio de conhecimento e de novas perspetivas nas áreas da Conservação, da Gestão e Valorização dos Recursos Naturais.

Trata-se de um projeto pioneiro que constitui uma aposta da Câmara Municipal de Lousada em estreita colaboração com o Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro e que conta com o apoio do Ministério do Ambiente e do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.

 A Lucanus afirma-se como uma publicação técnico-científica que visa proporcionar um conjunto de informação de extrema relevância para a conservação e fomento do património natural, assim como para o apoio à tomada de decisão. A equipa técnica é composta pela Universidade de Aveiro, na parte científica, e na coordenação editorial está a Dr. João Carvalho, desde o primeiro número.

1 Comment

  1. Joao Gomes

    Gostaria de comprar os exemplares que já foram publicados da revusta LUCANUS, assim como fazer assinatura dos exemplares seguintes deste ano.

    Reply

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Da prestigiada Fazenda Pública à decadência da Repartição de Finanças

O ESTADO DOS SERVIÇOS DO ESTADO EM LOUSADA (PARTE 1) O Louzadense inicia nesta edição a...

Avenida Dr. José Paulino Freitas Neto

JOSÉ PAULINO FARIA DE FREITAS NETO, nasceu a 16 de junho de 1929, em Silvares, Lousada. Era filho...

Associação Letras 100 Cessar

César Castro, de 53 anos, e Ricardo Moreira, de 43 anos, concederam uma entrevista onde abordaram...

VENCEDORES – VII LER LOUSADA

No VII Concurso Literário LER LOUSADA participaram 7 turmas de 4.º ano do 1.º...

Mercado Histórico revive século XVIII

Nos dias 2, 3 e 4 deste mês, a Avenida do Senhor dos Aflitos recua no tempo e os visitantes vão...

A Casa Nobre no seu contexto histórico XXI: Freguesia de S. Salvador de Aveleda

A Estrutura Arquitetónica de Lousada, segundo as Memórias Paroquiais de 1758: Os Efeitos do...

Paulo Rocha: Lousadense comanda posto da GNR

O sargento-chefe António Paulo Magalhães da Rocha, de Nogueira, é o segundo lousadense a comandar...

É urgente amar!

A falta de liberdade sentida na pandemia transformou-nos, não estamos mais em perigo, mas algo em...

Maria das Dores, uma professora cega

Nasceu em Meinedo há 58 anos Chama-se Maria das Dores Soares da Cunha, tem 58 anos e nasceu em...

Maioria das 3.300 pessoas com deficiência não tem apoio institucional

UM “PROBLEMA SILENCIOSO” EM LOUSADA As respostas institucionais para a deficiência em Lousada são...

Siga-nos nas redes sociais