Foi apresentado no passado domingo, dia 24, o terceiro número da Lucanus – Revista de Ambiente e Sociedade, uma edição do Município de Lousada.
A Lucanus é composta por oito artigos, sendo três deles dedicados a projetos implementados em Lousada. Assim, o “Processo Participativo para a elaboração do Plano de Gestão da Paisagem Protegida do Sousa Interior”, “Lousada Charcos: uma rede Municipal para a diversidade aquática” e “Gigantes Verdes: as árvores de grande porte do concelho de Lousada” são os temas desenvolvidos em Lousada.
A revista contém ainda os artigos “Mar da minha terra. Frente Atlântica de Almada”, “À descoberta dos invertebrados de Vila Real” e “A incubadora de Base Rural de Guimarães”.
“A estratégia de educação ambiental no Município de Setúbal” e “Jornadas Pedagógicas de Educação Ambiental da ASPEA: um percurso de 25 anos” são os últimos temas deste terceiro número da publicação.
O Vereador do Ambiente, Dr. Manuel Nunes, referiu que “a apresentação do 3.º número da Lucanus, reflete o trabalho que tem sido desenvolvido ao longo dos últimos anos. Esta publicação dá a conhecer a vários públicos o que é feito no nosso território. Aliás, a premência e oportunidade da revista surge também da perceção de que era necessário colmatar uma falha a nível municipal e a nível editorial no país e que se relaciona com a área ambiental, chegando de um modo claro e simples à população”.
Ainda de acordo com o Vereador do Ambiente “este é o resultado de um desafio que a autarquia se propôs e que já conquistou o seu espaço próprio, sendo a única revista com estas caraterísticas editada por um Município”.
A publicação surgiu com o intuito de garantir o intercâmbio de conhecimento e de novas perspetivas nas áreas da Conservação, da Gestão e Valorização dos Recursos Naturais.
Trata-se de um projeto pioneiro que constitui uma aposta da Câmara Municipal de Lousada em estreita colaboração com o Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro e que conta com o apoio do Ministério do Ambiente e do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.
A Lucanus afirma-se como uma publicação técnico-científica que visa proporcionar um conjunto de informação de extrema relevância para a conservação e fomento do património natural, assim como para o apoio à tomada de decisão. A equipa técnica é composta pela Universidade de Aveiro, na parte científica, e na coordenação editorial está a Dr. João Carvalho, desde o primeiro número.
Gostaria de comprar os exemplares que já foram publicados da revusta LUCANUS, assim como fazer assinatura dos exemplares seguintes deste ano.