por | 29 Nov, 2019 | Grandes Louzadenses, Sociedade

Município associa-se à Semana Diferença na Igualdade

Projeto junto dos mais pequenos para eliminar a violência

Entre os dias 25 de novembro e 5 de dezembro estão a decorrer ações no âmbito Semana Diferença na Igualdade.

Na segunda-feira, dia 25, assinalou-se o Dia Internacional da Eliminação da Violência contra as Mulheres e, nesse sentido, teve lugar uma ação de sensibilização junto dos alunos do 7.º ao 12.º ano, tendo contado com a participação do 2.º Comandante da GNR de Lousada, que abordou em particular a Violência no Namoro.

A este propósito o Vereador da Ação Social, Dr. Nélson Oliveira, falou da implementação de um projeto que tem como público-alvo preferencial os alunos que frequentam o ensino do pré-escolar e 1º ciclo, no âmbito do programa “Famílias do Avesso”.

De acordo com o Vereador da Ação Social “esta é mais uma forma que a autarquia pensou e vai colocar em ação, de modo a informar, sensibilizar e prevenir para a temática da violência doméstica e dos maus tratos. Assim, importa potenciar programas direcionados para a prevenção primária sobre a temática da violência doméstica, maus tratos e igualdade de género, junto da comunidade escolar, particularmente junto dos alunos do pré- escolar e 1º ciclo do ensino com o intuito de promover a capacidade de proteção da própria criança e assim, desenvolver competências pessoais e sociais de proteção das mesmas”.

Com estas ações pretende-se chegar aos mais pequenos e entender junto deles a perceção sobre comportamentos adequados na relação com os outros, ajudar a reconhecer o que é um ato violento e que este não é normal, capacitar a criança para se defender e pedir ajuda perante um ato violento e estimular o levantamento de soluções para a resolução do problema.

O Dr. Nélson Oliveira apelou aos jovens que assistiram à palestra que sejam eles próprios “os agentes de mudança para o futuro do concelho porque é através deles que estes comportamentos inqualificáveis poderão mudar ao serem denunciados e prevenidos”.

ALDAF, Lousavidas e Voluntários

A pensar na comemoração do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, que se assinala no dia 3 de dezembro, a ALDAF – Associação Lousadense dos Deficientes, dos seus Amigos e Familiares promove o Jantar de Natal, no dia 30 de novembro, sábado, a partir das 20h00, na Sede do Rancho de Nogueira.

A associação Lousavidas vai colaborar na organização de um torneio de Basquetebol em Cadeira de Rodas ” I Torneio de BCR da Vila de Lousada”, que conta com a participação da nova equipa de Lousada. O evento está agendado para dia 8 de dezembro, domingo, entre as 9h30 e as 17h30, no Pavilhão Municipal.

O Dia Internacional do Voluntariado vai se assinalado no dia 10 de dezembro, com um passeio com os Voluntários dos movimentos seniores do concelho a diversos locais de Lisboa.

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

TRADIÇÃO CONTINUA VIVA: A Sagrada Família que une gerações

Durante décadas, a chegada da caixa da Sagrada Família a uma casa foi sinónimo de recolhimento,...

Sandra Monteiro pinta a emoção que nasce no silêncio

Profundamente marcada pela emoção, pelo realismo e pela intensidade do olhar humano, as pinturas a...

Subida de divisão aumenta o desafio dos veteranos da ADL

A equipa de Masters da AD Lousada concluiu uma temporada de grande nível, garantindo a subida à...

Patinador lousadense conquistou medalha de prata

O jovem Gabriel Ferreira, de Aveleda, está a construir uma promissora carreira na patinagem...

Noite Branca no Largo da Senhora Aparecida

Gravinda, York e Paulo Marcelo sobem ao palco no dia 8 de agosto, a partir das 22h00, para uma...

Cinema no parque de Meinedo

No próximo dia 1 de agosto, o Parque do Areinho, em Meinedo, recebe mais uma edição do Cinema ao...

Pilotos Lousadenses foram brilhantes vencedores, em Montalegre

Foi a quinta e antepenúltima jornada do Campeonato de Portugal de Ralicross e Kartcross, com os...

AS AMORAS – Há uma altura do ano em que os caminhos dão sobremesa a quem passa. Há frutos que se...

​Inferno das Febras revela distribuição das bandas e coloca à venda bilhetes diários

A ​organização do Inferno das Febras divulgou a distribuição das bandas pelos dois dias do...

PSD exige maior transparência na contratação pública municipal

NOTA DE IMPRENSA DO PSD/Lousada O PSD Lousada questionou no passado dia 6, o Executivo Municipal...

Siga-nos nas redes sociais