Na passada segunda-feira, realizou-se mais uma reunião do executivo municipal. Na agenda, foi colocado novamente o Orçamento e Plano de Atividades para 2020, já aprovado com a abstenção do PSD.
Os sociais-democratas colocaram, assim, o assunto “antes da ordem do dia”, para fazer duas propostas: um aumento de 20% nas transferências para as juntas de freguesia e a subida do valor das bolsas atribuídas aos estudantes do ensino superior, de 35 000 para 50 000 euros.
Leonel Vieira, vereador do PSD, justificou a primeira proposta, de aumentar as transferências para as juntas de freguesia, alegando aquilo que entende ser uma falha do executivo socialista, que não verteu no Orçamento e Plano de Atividades as propostas dos vereadores da oposição nem dos presidentes das juntas. Os vereadores sociais-democratas aproveitaram a oportunidade, já que “o presidente da Câmara assentiu, agora, em acolhê-las, dando-nos a possibilidade de verter as propostas para o documento”, afirmou Leonel Vieira.
Pedro Machado não se recusou a considerar a proposta, mas afirmou que não via, tendo em conta o orçamento aprovado, onde pudesse cortar para ter folga orçamental. Acrescentou, ainda, que a negociação com as juntas de freguesia está em curso.
Neste âmbito, o presidente do executivo aproveitou para salientar que “Lousada já é um dos municípios que mais transfere para as juntas de freguesia”.
Valor das bolsas será de 35 000 euros
No que se refere às bolsas de estudo, o valor deverá manter-se nos 35 000 euros. Pedro Machado salientou, no entanto, que o valor tem vindo a aumentar nos últimos anos.
Comentários