“Uma História da Educação em Lousada”

No dia 6 de dezembro, foi apresentada a mais recente edição da Câmara Municipal intitulada “Uma História da Educação em Lousada”, de Luís Ângelo Fernandes.

“Inserido no conjunto de atividades que visam celebrar o Ano Municipal da Educação, esta obra pretende mostrar a evolução do concelho, na área da educação. Desde o avultado investimento em equipamentos até ao conjunto extenso de atividades realizadas a alteração nos números de abandono e insucesso escolar ocorridos em Lousada demonstram que a aposta na Educação dá os seus frutos e que é para continuar”- palavras do Presidente da Câmara Municipal de Lousada, Dr. Pedro Machado, que realçou o trabalho desenvolvido pelo anterior executivo municipal.

Com prefácio da escritora e antiga ministra Isabel Alçada, a obra reúne o percurso educativo desde o século XVIII à atualidade, permitindo conviver com protagonistas, territórios, acontecimentos e programas numa linha cronológica que acompanha a progressão da oferta educativa em cada ciclo de escolaridade, a nível concelhio e em cada uma das freguesias.

O autor de “Uma História da Educação em Lousada”, Prof. Luis Ângelo Fernandes, agradeceu a colaboração e a cedência de espólio fotográfico e documental de muitas pessoas que integram ou integraram a comunidade educativa local.

Esta obra dá a conhecer o percurso da educação do concelho e do pais, onde a importância da educação foi, durante longos períodos, descurada. Assim, devem ser homenageados todos aqueles que não tiveram a possibilidade de aprender a ler e escrever e ainda realçar o trabalho visionário de muitos docentes que, perante inúmeras adversidades, prosseguiram a sua tarefa de educadores”.

A apresentação da obra esteve a cargo do escritor António Mota que destacou a experiência do autor como docente e o seu conhecimento da história local.

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Fontanários de Lousada: Obra do fontanário das Quintãs, em Lodares, por terminar

O fontanário das Quintãs, em Lodares, sofreu recentemente algumas obras de requalificação. No...

Ansiedade ou sonho

O aumento galopante dos nossos gastos, fruto sobretudo da inflação, a guerra, o choque energético...

Uma mulher que não esquecemos…

Lúcia Lousada (minha mãe) foi uma grande mulher e já morreu há 19 anos. É claro que a recordo em...

Joaquim Nunes Teixeira: O cidadão humilde

Joaquim Nunes Teixeira, de 89 anos, é natural e ainda residente da freguesia de Cristelos, porém,...

Furto de comida aumenta nos «HIPERS» e Vasco Bessa (AMI) alerta: Há muita pobreza envergonhada

Um agente de segurança de um hipermercado de Lousada revelou a O Louzadense que o número de furtos...

Associação Juventude Mariana Vicentina: Grupo de São Miguel

Cátia Pinheiro, de 28 anos, concedeu uma entrevista enquanto Presidente do Grupo de São Miguel (de...

Ser Mulher

Os talentos e as competências das mulheres têm o mesmo reconhecimento fora de Portugal? Flávia...

Podar árvores de fruto e de jardim: porquê, quando e como?

A poda é uma prática agrícola de extrema importância com o objetivo da eliminação dos...

O lousadense, Diogo Magalhães conquistou a medalha de excelência no 45.º Campeonato Nacional das Profissões

O jovem Diogo Magalhães, de Lousada, formando do Núcleo do CENFIM de Amarante, alcançou uma...

Casa de Juste

Situa-se num alto, sobranceira à estrada nacional que liga Caíde - Felgueiras, e acede-se por um...

Siga-nos nas redes sociais