“Uma História da Educação em Lousada”

No dia 6 de dezembro, foi apresentada a mais recente edição da Câmara Municipal intitulada “Uma História da Educação em Lousada”, de Luís Ângelo Fernandes.

“Inserido no conjunto de atividades que visam celebrar o Ano Municipal da Educação, esta obra pretende mostrar a evolução do concelho, na área da educação. Desde o avultado investimento em equipamentos até ao conjunto extenso de atividades realizadas a alteração nos números de abandono e insucesso escolar ocorridos em Lousada demonstram que a aposta na Educação dá os seus frutos e que é para continuar”- palavras do Presidente da Câmara Municipal de Lousada, Dr. Pedro Machado, que realçou o trabalho desenvolvido pelo anterior executivo municipal.

Com prefácio da escritora e antiga ministra Isabel Alçada, a obra reúne o percurso educativo desde o século XVIII à atualidade, permitindo conviver com protagonistas, territórios, acontecimentos e programas numa linha cronológica que acompanha a progressão da oferta educativa em cada ciclo de escolaridade, a nível concelhio e em cada uma das freguesias.

O autor de “Uma História da Educação em Lousada”, Prof. Luis Ângelo Fernandes, agradeceu a colaboração e a cedência de espólio fotográfico e documental de muitas pessoas que integram ou integraram a comunidade educativa local.

Esta obra dá a conhecer o percurso da educação do concelho e do pais, onde a importância da educação foi, durante longos períodos, descurada. Assim, devem ser homenageados todos aqueles que não tiveram a possibilidade de aprender a ler e escrever e ainda realçar o trabalho visionário de muitos docentes que, perante inúmeras adversidades, prosseguiram a sua tarefa de educadores”.

A apresentação da obra esteve a cargo do escritor António Mota que destacou a experiência do autor como docente e o seu conhecimento da história local.

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Equipa de Shinkyokushin conquistou seis pódios

O WIBK Dojo Verdadeiro Espírito, do lousadense Paulo Rente Silva marcou presença no Torneio...

Atleta de Lousada convocada para Jogos do Eixo Atlântico

A jovem Daniela Pereira, natural da freguesia de Pias, em Lousada, foi convocada para integrar a...

"Talvez seja por isso que gosto tanto das nascentes. Porque, ao contrário dos rios, que toda a...

Campeões Nacionais de Natação Adaptada

Os atletas lousadenses do clube Lousada Século XXI estiveram em grande evidência no Campeonato...

A bastonária da Ordem dos Contabilistas Certificados, Paula Franco, foi uma das convidadas do...

Forte internacionalização do Inferno das Febras

O Inferno das Febras regressa ao Parque de Lazer e Merendas de Casais, em Lousada, nos dias 28 e...

O treinador penafidelense João Paulo Guedes Silvestre, de 36 anos, é referido por várias fontes...

Protocolo para projeto de turismo cultural assinado entre a CCDR-N e Vidas em Cena

A Associação Vidas em Cena, de Lousada, está entre as dez entidades culturais da Região Norte...

A celebração dos 100 anos dos Bombeiros Voluntários de Lousada constitui um momento de...

Na passada semana, Portugal assistiu a algo que deveria ser praticamente impensável numa sociedade...

Siga-nos nas redes sociais