por | 24 Dez, 2019 | Desporto, Grandes Louzadenses

LousaVidas concretiza sonho antigo

Basquetebol em cadeira de rodas a acelerar

A Semana Diferença na Igualdade, que teve lugar entre os dias 25 de novembro e 5 de dezembro, integrou um torneio de basquetebol em cadeira de rodas (I Torneio de BCR da Vila de Lousada), que contou com a participação da nova equipa de Lousada. O evento desportivo realizou-se no dia 8 de dezembro, domingo, no Pavilhão Municipal.

Fátima Esteves, da LousaVidas, esclareceu que “a equipa começou o seu trabalho no ano passado e só neste ano entrou em competição, o que foi possível com uma parceria com a APD Paredes, pois tiveram que nos ceder alguns jogadores para conseguirmos constituir a equipa e essa situação foi aceite pela federação”.

O torneiro realizado foi de apresentação da equipa. A equipa irá entrar em competição e integrar o campeonato da segunda divisão do BCR já em janeiro.

O projeto de BCR há muito que fazia parte do plano da LousaVidas nossos planos. “Quando formamos a LousaVidas, o intuito era desenvolver atividades desportivas com pessoas com deficiência, independentemente da modalidade”, conta Fátima Esteves. A LousaVidas aproveitou uma atividade de apresentação do BCR em Lousada para iniciar esta modalidade. “Sinto-me de coração cheio. É uma emoção grande ver Lousada desenvolver esta modalidade desportiva”, afirma.

António Augusto, vereador do Desporto, manifestou grande contentamento pelo início da atividade desta equipa de BCR, “que resulta de um longo trabalho com a LousaVidas, APD – Paredes e a Federação Portuguesa de Basquetebol, precisamente no ano em que somos distinguidos pelos Municípios Amigos do Desporto como Programa Municipal de Desporto Adaptado do Ano 2019”, refere.

O Vereador considera a introdução desta modalidade “uma questão de justiça com uma população que tem menos oportunidades de praticar desporto e que muitas vezes está resignada”, concluiu, parabenizando a LousaVidas e os atletas.

“Faz-me bem, sinto-me mais vivo, puxa por mim, dá-me ânimo” – Paulo Leites

Paulo Leites, atleta, aceitou o desafio da sua assistente social para integrar a equipa: “Como estava parado há bastante tempo, foi uma ideia que me agradou e aqui estou a participar na equipa”, diz. Os efeitos da sua participação já se fazem sentir: “Faz-me bem, sinto-me mais vivo, puxa por mim, dá-me ânimo. É bom poder praticar mais desporto”. Apesar de neste primeiro jogo ter estado nervoso, o balanço é positivo.
Este atleta lesionou-se há cerca de 14 anos e o facto de ter parado não estava a ser benéfico: “Sentia-me muito parado em casa. Assim, convivo com mais pessoas, o que faz com que nos sintamos iguais, interagirmos mais e estamos mais integrados na sociedade”, sustenta.

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

AGRADECIMENTO

COM ETERNA GRATIDÃO, eu, Maria Irene Monteiro, venho, através d’ O Louzadense, agradecer o imenso...

Montalegre voltou a ser palco de mais uma jornada intensa do Campeonato Nacional de Rallycross...

Os maiores inimigos da liberdade, ironicamente, são, precisamente, aqueles que dizem ser os seus...

Editorial 163 | Pseudo Abrilistas

São 52 anos de Abril, 50 anos da Constituição da República e, muito em breve, 50 anos do Poder...

Quando a igualdade falha, a democracia enfraquece

Fala-se frequentemente de democracia e liberdade como valores adquiridos, quase garantidos, em...

Lousada não tem donos

Há um tipo de poder que não se impõe pela força. Instala-se devagar, em silêncio, aproveitando a...

Bombeiros de Lousada apelam às pessoas para consignarem o seu IRS

Sem custos para os contribuintes, ao preencher a respetiva declaração anual, eles podem atribuir...

Ferragens Vale do Sousa renovou o Salão de Exposições

DATA ESCOLHIDA PARA RECORDAR O CO-FUNDADORAs Ferragens Vale do Sousa são uma empresa de referência...

Educar com afeto é, antes de tudo, reconhecer que cada criança é um universo inteiro por...

Antes de existirem tanques públicos, a roupa lavava-se nos rios, nas ribeiras ou em pequenas...

Siga-nos nas redes sociais