Nos dias 10 e 11 de dezembro realizou-se IV edição do Portugal Economia Social – Encontro de Empreendedorismo e Inovação Social, no Centro de Congressos de Lisboa, onde o Município de Lousada esteve representado.
Para além de ser o maior evento a nível nacional e o único no espaço Europeu, este assumiu-se ainda como um espaço de partilha de experiências bem-sucedidas, de divulgação de novos negócios a área social
De acordo com a organização importa estimular o empreendedorismo e a inovação social, bem como dinamizar projetos económicos e sociais, de modo a impulsionar o desenvolvimento local e regional tendo sempre como base a interação e partilha de boas práticas que desenvolvam trabalho em rede.
As pessoas com algum tipo de incapacidade vivem em todo o país, seja resultante da idade ou doença transitória ou permanente, sendo necessário que os Municípios e entidades na área social criem respostas inovadoras para este tipo de carências sociais.
Ter o território adaptado a esta realidade é uma das preocupações do Município de Lousada, através de políticas sociais, urbanísticas e arquitetónicas permitindo uma melhor qualidade de vida às populações.
O Vereador da Ação Social, Dr. Nélson Oliveira, esteve presente neste evento e teve a oportunidade de referir que “este é o grande palco para mostrar o que de melhor o Município tem desenvolvido na área social, sendo um facto que Lousada tem granjeado múltiplos focos de interesse na forma como aborda o setor social e a intervenção em rede. Exemplo disso é o sucesso impar dos Movimentos Seniores em particular toda a envolvência criada ao longo dos anos e dentro das suas atividades”. O Portugal Economia Social é também “um centro agregador de oferta de serviços de primeira linha no país, onde podemos conviver com as melhores ideias e práticas para implementarmos em Lousada” – acrescentou ainda o Vereador da Ação Social.
Os Voluntários dos Movimentos Seniores também passaram, pelo local, aquando da sua visita a Lisboa, integrada nas comemorações do Dia Internacional do Voluntariado. A visita foi promovido pelo Município de Lousada no seguimento da Semana Diferença na Igualdade.
Comentários