T0 na Escola – a autonomia ao acesso de todos é o projeto vencedor do Orçamento Participativo Jovem

Espaço AJE assinalou 15.º aniversário

O Espaço AJE assinalou o 15.º aniversário e fizeram parte das comemorações a abertura da Exposição Coletiva dos alunos do 12.º ano da Escola Secundária de Lousada, tendo havido tempo ainda para cantar os parabéns.

Esta foi também a data escolhida para anunciar o projeto vencedor do Orçamento Participativo Jovem, que foi T0 na Escola – a autonomia ao acesso de todos.

O Vereador da Juventude, Dr. Nélson Oliveira, referiu que “a proposta vencedora é muito interessante, pois agrega a área social e educativa no que respeita aos alunos com Necessidades Educativas Especiais, nomeadamente capacitar os jovens de competências académicas, mas também funcionais”. 

Ainda de acordo com o Dr. Nélson Oliveira “é fundamental que anualmente a autarquia promova o OPJ, na medida em que o projeto vencedor é implementado e, muitas das ideias que não vencem são implementadas ou agregadas em outros projetos, o que faz que o trabalho não seja inglório. Por isso se torna importante a contribuição dos jovens Lousadenses na construção de um concelho cada vez melhor”.

T0 na Escola – a autonomia ao acesso de todos

Este projeto, na área da educação, foi apresentado por Rémy Pereira Marques, Presidente da Associação de Estudantes do Agrupamento de Escolas de Lousada Este, e Maria Armanda Leal, Coordenadora do Departamento de Educação Especial da mesma escola.

A candidatura teve como base a instalação de um contentor na escola para acomodação de um T0 com cozinha, com lavandaria, sala, quarto e casa de banho, bem como o respetivo mobiliário para o apetrechamento dos espaços, para crianças com necessidades especiais.

Para os dois representantes do projeto “a ideia surgiu no departamento de Educação Especial porque existem muitos alunos com Necessidades Educativas Especiais na escola que necessitam de autonomia para executar as tarefas mais básicas, como tratar da roupa, da higiene pessoal. Foi muito interessante a comunidade escolar se ter envolvido e ter contribuído para que o projeto vencesse, sendo uma mais-valia para a escola”.

O T0 na Escola contou com 212 votos, sendo que o segundo classificado obteve 88 votos. O valor estimado para a implementação do projeto é, de acordo com os promotores, de 28 mil euros.

Estiveram a concurso 13 propostas

Foram 13 as propostas aprovadas e que estiveram em votação. “Um Passo Superior”, “Parque Street Workout”, “Passadiços do Mezio”, “Clube House -Complexo Desportivo de Lousada, “Contra Campo – Cinema ao ar livre”, “T0 na Escola – a autonomia ao acesso de todos”, “Parque Urbano: Lousada mais ousada!”, “Ginástica ao Serviço de Lousada”, “Brincar é Aprender- Parque Infantil”, “Plano Municipal de Esterilização para animais de companhia e abandonados”, “A casa é tua”, “Dar vida aos anos” e “Reciclagem bem feita!” são as denominações dos projetos.

A primeira edição do OPJ foi ganha pelo projeto “Vila – Festival da Juventude de Lousada”, em 2015, a que se seguiu a “Renovação do canil Municipal”. Em 2017 o projeto vencedor foi “Centro de Interpretação Ambiental e Patrimonial do Vale do Rio Mesio”, em 2018 “LSD Booking – Sala de Ensaios” e em 2019 “LouzaD´Art Urbana”.

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Cartaz de arromba nas festas de Lustosa

SÃO TIAGO É COMEMORADO DE 25 A 28 DESTE MÊS A comissão de festas de Lustosa é formada por mais de...

Festas Grandes em honra do Senhor dos Aflitos

A Vila já está iluminada lembrando as Festas Grandes, que têm um dos grandes momentos na...

Lousada no pódio europeu de árvores plantadas em Portugal

O Município de Lousada ocupa o primeiro lugar nacional, ao abrigo da iniciativa europeia da...

Votações para o OPJ até dia 8 de agosto

Até dia 8 de agosto estão em votação as 12 propostas apresentadas no âmbito do Orçamento...

Ações de sensibilização com a Liga Portuguesa Contra o Cancro

O Município de Lousada associou-se à Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Norte,...

NÍVEL ELEVADO NO SUPERCROSS EM LUSTOSA

As grandes emoções do Supercross estiveram em Lustosa (Lousada), numa noite memorável. A pista do...

Quarteto Metralha animam festas e romarias

LOUSADA TEM CADA VEZ MAIS GRUPOS DE BOMBOS Os bombos são uma tradição bem portuguesa e em Lousada...

Verónica Parente apresenta a exposição “Horizontes de Cores” no Cais Cultural de Caíde de Rei

O Cais Cultural de Caíde de Rei acolherá a exposição "Horizontes de Cores", da artista Verónica...

Conferência do PSD Lousada debateu estratégias e financiamento para o Desenvolvimento Local

Na noite de 18 de julho, o Auditório da COPAGRI em Lousada foi palco da conferência...

“Toda a glória do mundo é transitória”

JORGE NETO, ADVOGADO E POLÍTICO O lousadense Jorge Manuel Ferraz de Freitas Neto, de 67 anos, é um...

Siga-nos nas redes sociais