Novo Centro Qualifica em Lustosa
O Agrupamento de Escolas Dr. Mário Fonseca viu aprovada a candidatura para a entrada em funcionamento de um novo Centro Qualifica no concelho, que vai ficar sedeado na EB 2,3 de Lustosa.
Os Centros Qualifica são estruturas destinadas a apoiar jovens e adultos (ativos empregados e desempregados) na escolha e acompanhamento de um projeto pessoal de qualificação escolar e profissional para (re)integração no mercado de trabalho e/ou de valorização profissional. Aumentar os níveis de qualificação e melhorar a empregabilidade dos ativos, dotando-os de competências ajustadas às necessidades do mercado de trabalho é, portanto, um dos principais objetivos.
Os Centros Qualifica são locais especializados em qualificação de adultos, vocacionados para a informação, o aconselhamento e o encaminhamento para ofertas de educação e formação profissional de adultos com idade igual ou superior a 18 anos que procuram uma qualificação.
Norte do concelho tem dificuldades de acesso a formação
O Louzadense falou com a diretora do Agrupamento, Ernestina Sousa, que explicou que a candidatura responde às necessidades de qualificação da população da zona Norte do concelho, que sente dificuldades em aceder a outros centros, principalmente pela escassez de transporte público.
Para a diretora deste Agrupamento, o novo Centro Qualifica é uma mais-valia para aqueles que querem “crescer e ver as suas qualificações melhoradas em várias áreas”.
A Escola EB 2,3/S Lousada Norte (Lustosa) tem já experiência na formação de adultos, uma vez que aí foram lecionados cursos EFA durante três anos, até estarem satisfeitas as necessidades de formação da população na altura.
Protocolos com juntas e CIM do Tâmega e Sousa ajudaram a defender candidatura
Recentemente, os contactos com as instituições e as solicitações das pessoas mostraram lacunas na formação de adultos que a direção entendeu que era preciso colmatar. Para além do apoio da autarquia lousadense e do reconhecimento de que o Centro Qualifica sediado na Escola Secundária de Lousada não estava a chegar à zona Norte do concelho, por parte do Diretor do Agrupamento de Escolas de Lousada, foram estabelecidos protocolos com as juntas, a CIM do Tâmega e Sousa e outras entidades, com o objetivo de sustentar a candidatura agora aprovada.
Sobre a possível “concorrência” do outro Centro Qualifica existente no concelho, Ernestina Sousa garante que não pretende competir: “Serão duas entidades colaborantes e nunca no sentido da competição. As pessoas tiveram a oportunidade de se inscreverem noutros centros, se ainda não o fizeram é porque realmente não tiveram possibilidades”.
Já há pedidos de inscrição
O Centro Qualifica da EB 2,3 e secundária de Lustosa ainda não abriu, mas já começaram a chegar os telefonemas de interessados em fazer a sua inscrição. Ernestina Sousa considera difícil o seu funcionamento em pleno neste ano letivo, pois não existem docentes com disponibilidade de horário e há ainda procedimentos a ter em conta para a contratação de outros técnicos.
A diretora aponta para uma projeção inicial de 200 formandos. Neste momento, a prioridade é a divulgação dos objetivos do Centro Qualifica junto da população.
Comentários