A Confraria do Bazulaque de magneto surgiu no seio de um grupo de amigos, adeptos de bazulaque, para valorizar e divulgar a cultura gastronómica de Meinedo e preservar o prato tão apreciado. No passado dia 2 de fevereiro celebrou dois anos de vida.
Paulo Mendes, de 49 anos, natural de Meinedo, é o Chanceler Mor da Confraria do Bazulaque de Magneto, contou-nos como decorreu a celebração do segundo aniversário. “Aproveitamos o dia para juntar confrades, futuros confrades, amigos e familiares. Tivemos a honra da presença do Dr. Nelson Oliveira, vereador da Câmara Municipal de Lousada, das nossas confrarias madrinhas, Confraria do Presunto e da Cebola do Tâmega e Sousa, e confraria do Anho Assado com arroz de forno do Marco de Canaveses, bem como da nossa afilhada Confraria do Sarrabulho Doce de Caíde de Rei”, conta.
As festividades iniciaram-se com uma Eucaristia em Meinedo, a que se seguiu o almoço de confraternização em ambiente descontraído e amigável.
O evento foi ainda aproveitado para celebrar a tomada de posse dos recém-eleitos órgãos sociais da confraria.
Uma referência no concelho
Ao longo dos dois anos de existência, a Confraria conseguiu impor-se no panorama cultural do concelho, cumprindo aquele que é o seu principal objetivo: promover e preservar o Bazulaque enquanto valor gastronómico. Para tal, contribuíram as várias atividades realizadas, que a tornaram “uma instituição de referência”, afirma Paulo Mendes.
A Confraria tem 41 confrades e a sua presença faz-se notar em eventos, feiras e festivais gastronómicos nacionais e estrangeiros. A presença assídua da Confraria do Bazulaque nas cerimónias capitulares de outras confrarias de norte a sul do país é essencial no âmbito do espírito confrádico que a caracteriza.
As perspetivas são, por isso, dar continuidade ao trabalho desenvolvido até ao momento, em prol do objetivo maior, que é “levar o nome do Bazulaque de Magneto a todo o lado, com a ajuda e emprenho de todos os confrades, mas também com a ajuda da gente da nossa terra, que nos tem apoiado nesta nossa missão”, refere Paulo Mendes. O ano de 2020 será já um ano de desafios, segundo conta este magnetense, e de “continuidade e consolidação da nossa imagem enquanto confraria, sempre em consonância com a prossecução da missão: preservar, promover e divulgar o Bazulaque de Magneto, através da organização dos seus eventos: Festival Tradicional de Lousada, III Capítulo de Entronização da Confraria, onde estimamos contar com mais de 20 confrarias e cerca de 200 pessoas, Festival do Bazulaque em Meinedo, entre outros”.
Para além destes projetos, apresenta-nos ainda outros, diferente, em parceria com a Câmara Municipal de Lousada. No âmbito do projeto “Lousada Guarda Rios”, a Confraria pretende adotar um troço de rio na nossa freguesia de Meinedo.
III Capítulo de Entronização será um momento memorável
O III Capítulo de Entronização aproxima-se a passos largos. Este grande evento será no dia 18 de julho e entronizará novos Confrades com o objetivo de crescimento e valorização da Confraria. “Para testemunhar esse feito, esperamos receber várias Confrarias Gastronómicas e Báquicas. Pretendemos promover a gastronomia local a freguesia de Meinedo e o concelho de Lousada”, diz.
Paulo Mendes dirige uma palavra de “agradecimento a todos aqueles que colaboraram, ao longo destes dois anos, nas atividades da Confraria do Bazulaque de Magneto. Só nos podemos congratular por todo o trabalho desenvolvido, o que nos eleva a ser uma associação com objetivos claros e ambiciosos onde todos cabem e onde todos têm um papel importante”, diz.
Comentários