por | 18 Fev, 2020 | Cultura, Sociedade

“Notícias do cantinho da Misericórdia”

A Santa Casa da Misericórdia de Lousada para além de dar continuidade a todo o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido na área social, este ano propôs implementar o processo de metodologia de cuidados ‘Humanitude’, que encerra em si várias vantagens no que concerne à profissionalização do cuidado e da relação. A aplicação desta metodologia aos cuidados possibilita estabelecer uma relação verdadeiramente humana, de reconhecimento do outro, com reflexos positivos em todo o processo de cuidados e também ganhos em saúde. Iniciou-se, assim, em novembro do ano passado o processo de sensibilização em ‘Humanitude’ junto de todos os colaboradores, para depois de concluída esta capacitação implementar esta metodologia de trabalho nas valências sociais.

Tal como acontece todos os anos, durante o mês de janeiro, realizou-se o cante das janeiras a todos os fornecedores, valências sociais da instituição e na Unidade de Cuidados Continuados. Realizou-se ainda um intercambio na EB de 1º Ciclo da Boavista-Silvares e na Biblioteca Municipal, com a participação dos utentes das Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas.
Como vem sendo habitual desde 2015, a Santa Casa da Misericórdia de Lousada, organizou a V exposição de presépios. A mesma decorreu entre os dias 16 de dezembro de 2019 e 10 de Janeiro de 2020. Neste concurso participaram várias instituições com valências da terceira idade.

O primeiro lugar foi atribuído à Santa Casa da Misericórdia da Maia, nomeadamente ao Centro de Dia Silva Escura, o segundo lugar foi atribuído à Associação de Solidariedade Social de Nespereira e o terceiro à Associação de Desenvolvimento e Apoio Social de Meinedo.

Os utentes das várias instituições participantes visitaram a exposição.
No âmbito da intervenção com os cuidadores informais, realizou-se em dezembro um encontro de partilha de vivências e experiências, que juntou cerca de 50 cuidadores. Iniciaram-se também em janeiro sessões de capacitação, em pequenos grupos, com a temática dos ‘Posicionamentos e Transferências.’

Como é do conhecimento geral a SCML tem um protocolo de Rendimento Social de Inserção desde junho de 2005. Durante o ano de 2019, esta equipa acompanhou 230 agregados familiares e 70 destas famílias saíram da medida ao longo do ano. Na sequência deste acompanhamento foram contratualizados 170 Contratos de Inserção, sobre os quais se implementaram 499 ações nas áreas de emprego, saúde e ação social.

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Hélder Archer é o maior promotor de Anime em Portugal

O enfermeiro Helder Bruno Ribeiro Archer, de 41 anos, é natural de Meinedo, em Lousada, e vive...

Editorial 156 | Evasão e Resiliência

Numa edição tão recheada de cultura e literatura, é impossível não trazer também uma expressão...

Professores calorosamente recebidos na Croácia

Três elementos da equipa da biblioteca escolar do Agrupamento de Escolas Mário Fonseca realizaram...

Fala-se muito nas camadas jovens, ativistas e grupos LGBT sobre a inclusão, mas o que realmente é...

Setembro marca sempre um recomeço. Nos centros de saúde, nota-se nas salas de espera mais cheias,...

FAZER O LUTO POR ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO: PARA MUITOS É COMO PERDER UM FAMILIAR

Há quatro cemitérios de animais em Portugal. Nenhum é nesta região. Estão localizados em Lisboa,...

“Tocar na alma é uma função do grupo coral”

O docente de Boim, que leciona em Nevogilde, tem uma atividade secundária muito importante na sua...

PS PERDEU UM DEPUTADO PARA O CHEGA

O Partido Socialista mantém a liderança da Assembleia Municipal (AM), que será presidida por Pedro...

Mapa autárquico lousadense está “feito em dois oitos”

Se a votação para a Câmara Municipal (CM) e para a Assembleia Municipal (AM) não deixou margem...

O melhor resultado de sempre na estreia

O novo presidente da Câmara Municipal de Lousada, Nelson Oliveira, do Partido Socialista, obteve o...

Siga-nos nas redes sociais