Noite das Tigelinhas candidata às 7 Maravilhas da Cultura Popular®

A InovLousada, CRL anunciou que candidatou a noite das tigelinhas às 7 Maravilhas da Cultura Popular®, na categoria de “rituais e costumes”.
A tradição das tigelinhas, inserida na celebração das festas grandes do concelho, em honra ao Senhor dos Aflitos, é uma manifestação cultural singular do povo lousadense, que se repete anualmente e perdura até aos dias de hoje.

O costume de colocar tigelinhas ou lamparinas de barro com cera e com pavio, para adornar o jardim do Senhor dos Aflitos remonta aos primórdios das festas grandes do concelho. Alguns artesãos locais, com a sua arte, engenho e ajuda de familiares, amigos e vizinhos, promoviam a feitura de balões ou faróis para iluminar as festas e, para além disso, confecionavam cebo e pavio para os milhares de tigelinhas de barro, que a cada ano festivo encadeavam o jardim do Senhor dos Aflitos em noite de festa. Houve anos que tal dedicação resultou em mais de 50 mil lumes, colocados pelos populares no jardim e árvores do monte do Senhor dos Aflitos, fazendo deste um acontecimento comunitário de inolvidável beleza.

Por se entender que a tradição das tigelinhas se mantém enraizada, a tal ponto de continuar a atrair o envolvimento e a participação de milhares de lousadenses e a visitas de muitos mais forasteiros, o Conselho de Administração da InovLousada, dando corpo ao seu objeto social, designadamente na dinamização de ações de promoção e divulgação da identidade e do património cultural, histórico e natural do concelho de Lousada, submeteu a candidatura da noite das tigelinhas, na categoria de “rituais e costumes”, às 7 Maravilhas da Cultura Popular®, esperando que a mesma possa elevar a notoriedade e o reconhecimento público deste costume singular e autêntico dos lousadenses.

3 Comments

  1. Lilian

    Qual a data dessa comemoração e local que se ascende as luzes?

    Reply
  2. Ana Paula Barbosa

    Parabéns pela iniciativa da candidatura. Efetivamente é uma tradição única que merece ser reconhecida.

    Reply
  3. Manuel Cristóvão Barbosa

    Felicitações pela iniciativa da qual me lembro há, pelo menos, 60 anos. Pelas “Festas Grandes do Concelho de Lousada as tigelinhas eram colocadas no Monte do Senhor dos Aflitos proporcionado-lhe uma imagem espetacular. Nesses anos, os lousadenses já se sentiam muito orgulhosos desse espetáculo de luz e cor no contraste do verde das árvores deste rico património imaterial. Também seria importante manter a tradição lousadense das Vacas de Fogo. Já a distribuição do “mel”, atirar sacos de água a quem dorme no chão e nos bancos do jardim pela madrugada, teriam que se impor outras regras e que deviam de ser confinadas só e apenas a quem pretende entrar nesta “batalha” e jamais despejar-se água dentro dos automóveis que passam com os vidros abertos. Espera-se que essa iniciativa seja tomada em consideração pelos seus responsáveis para que seja possível preservar esta tradição.

    Reply

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Lousada ultrapassou os 50 mil habitantes, devido ao aumento da população estrangeira

Análise do jornal O Louzadense aos mais recentes dados provisórios e preliminares do Instituto...

Equipa de Shinkyokushin conquistou seis pódios

O WIBK Dojo Verdadeiro Espírito, do lousadense Paulo Rente Silva marcou presença no Torneio...

Atleta de Lousada convocada para Jogos do Eixo Atlântico

A jovem Daniela Pereira, natural da freguesia de Pias, em Lousada, foi convocada para integrar a...

"Talvez seja por isso que gosto tanto das nascentes. Porque, ao contrário dos rios, que toda a...

Campeões Nacionais de Natação Adaptada

Os atletas lousadenses do clube Lousada Século XXI estiveram em grande evidência no Campeonato...

A bastonária da Ordem dos Contabilistas Certificados, Paula Franco, foi uma das convidadas do...

Forte internacionalização do Inferno das Febras

O Inferno das Febras regressa ao Parque de Lazer e Merendas de Casais, em Lousada, nos dias 28 e...

O treinador penafidelense João Paulo Guedes Silvestre, de 36 anos, é referido por várias fontes...

Protocolo para projeto de turismo cultural assinado entre a CCDR-N e Vidas em Cena

A Associação Vidas em Cena, de Lousada, está entre as dez entidades culturais da Região Norte...

A celebração dos 100 anos dos Bombeiros Voluntários de Lousada constitui um momento de...

Siga-nos nas redes sociais