Segundo comunicado divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), este domingo à noite, as escolas públicas e privadas e outros estabelecimentos de lazer e cultura de Felgueiras e Lousada vão encerrar e as populações destas localidades devem evitar deslocações que não sejam necessárias.
A medida surge depois de 19 dos 23 dos casos de infeção por Covid-19 existentes na região Norte corresponderem ao mesmo foco. O fecho preventivo tem maior efeito quando comparado com o reativo segundo a DGS. “De acordo com os dados conhecidos, a maioria das crianças tem quadros ligeiros a moderados mas têm um reconhecido papel como transmissoras de doença, sendo que a redução do contacto entre elas poderá retardar a transmissão da doença na comunidade”, justifica.
Comunicado da DGF
Tendo em conta a circunscrição de maioria destes casos aos concelhos de Felgueiras e Lousada, afetando também instituições escolares, a evidência apoia o fecho preventivo de todas as escolas.
Estudos comparativos em circunstâncias de epidemia mostram que o fecho preventivo tem maior efeito quando comparado com o reativo.
De acordo com os dados conhecidos, a maioria das crianças tem quadros ligeiros a moderados mas têm um reconhecido papel como transmissoras de doença, sendo que a redução do contacto entre elas poderá retardar a transmissão da doença na comunidade.
Assim sendo, mediante o acumular de casos nos concelhos acima referidos, e correspondendo ao consensualizado entre as Autoridades de Saúde do nível nacional, regional e local, proceder-se-á ao encerramento não só dos estabelecimentos escolares (públicos e privados), mas também à suspensão de atividade dos estabelecimentos de lazer/culturais e de utilização pública, designadamente ginásios, bibliotecas, piscinas, espaços para eventos e cinemas.
Esta medida é temporária e durará até ser levantado o encerramento por parte das Autoridades de Saúde.
As pessoas dos concelhos de Felgueiras e Lousada devem evitar deslocações desnecessárias e participar em reuniões com elevado número de pessoas, de forma a reduzir o número potencial de pessoas contagiadas.
Comentários