por | 17 Mar, 2020 | Opinião, Pela sua Saúde

CoronaVírus: O Desafio de uma Sociedade evoluída

Até ao passado fim de semana, considerei sempre que talvez não fosse pertinente escrever sobre esta epidemia mundial que se dá pelo nome de Covid-19, ou mais facilmente, novo Coronavírus. No entanto, os acontecimentos do último fim de semana, em Lousada, fizeram com que considerasse muito pertinente abordar este tema.

Para mim, o Coronavírus é verdadeiramente o maior desafio do século XXI para a sociedade mostrar que evoluiu, que cresceu, que está ao nível do que é expectável para uma sociedade que se diz tecnológica e informada.
E o que sabemos afinal sobre este Covid-19? Sabemos que foi identificado pela primeira vez em Dezembro de 2019, na cidade de Wuhan, na China. Sabemos ainda, que a infeção causada por este vírus pode ser semelhante a uma gripe comum ou apresentar-se como doença mais grave, como a Pneumonia.

Já sabemos muito bem como se transmite, ou seja, transmite-se por contacto próximo com pessoas infetadas pelo vírus, ou superfícies e objetos contaminados. Esta doença transmite-se através de gotículas libertadas pelo nariz ou boca, quando tossimos ou espirramos, que podem atingir diretamente a boca, nariz e olhos de quem estiver próximo.
Estas gotículas podem ainda depositar-se nos objetos e/ou superfícies que rodeiam a pessoa infetada, e, por sua vez, outras pessoas podem infetar-se ao tocar nesses objetos e/ou superfícies e depois tocar nos olhos, nariz ou boca com as mãos.

Então, sabendo como se transmite, o que precisamos de fazer? Mudar de hábitos e prevenir! E não é realizando um uso abusivo de máscaras ou de substâncias alcoólicas que se previne! É primeiramente lavar mais vezes as mãos, com água e sabão, ou sabonete, é suficiente. É evitar tocar com as mãos não lavadas nos nossos olhos, nariz ou boca. É também espirrar ou tossir tapando a boca com o braço ou com um lenço (e não com as mãos, como é nosso costume), e lavar logo de seguida as mãos e deitar o lenço imediatamente fora.

Se isto chega? Não chega certamente, mas é já um grande avanço e demonstração de elevação dos comportamentos da sociedade. Que preciso de fazer mais?
Bem, é preciso que depois haja bom senso.

A nossa bela Vila de Lousada, e também os nossos vizinhos de Felgueiras, tiveram orientações bem diretas sobre que tipos de medidas devem ser tomadas para conter a transmissão do Vírus, e como sociedade evoluída que queremos ser, só nos resta cumprir!

Fechar escolas, espaços culturais ou de serviços públicos, foi, na verdade, uma excelente medida de contenção, no entanto, não devemos por iniciativa própria substituir esses espaços por outros no nosso concelho (cafés, hipermercados, associações) ou nos concelhos vizinhos (shopping, cinemas, etc.). Devemos sim, recatar, durante uns dias, um pouco a nossa vida, evitando deslocações desnecessárias ou passeios bem dispensáveis. Aproveitemos para tirar usufruto do conforto das nossas casas, coloquemos a leitura em dia, aproveitemos para passar tempo em família a ver um filme ou uma novela.

E acima de tudo, quando nos for aconselhado quarentena ou distanciamento social, convém que seja mesmo cumprido, porque é assim que uma sociedade evoluída se comporta! Protegendo os outros e acatando recomendações de quem sabe mais que nós.

E em caso de alguma dúvida ou suspeita de infeção pelo novo Coronavírus mantenha a calma e ligue para a Linha do SNS 24 através do 808 24 24 24, onde será atendido por Enfermeiros preparados para o ajudarem. E tenha paciência, a chamada pode demorar algum tempo a ser atendida, mas sempre é melhor assim, do que ir a correr para qualquer instituição de Saúde ou Urgência.

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Rezar por mais saúde e menos guerras

A PROCISSÃO DE VELAS É UM SINAL DOS TEMPOS Em maio realizam-se as procissões de velas. Os...

LADEC Celebra 14.º Aniversário com Jantar Convívio

No passado dia 18, a LADEC - Lousada Associação de Eventos Culturais comemorou o seu 14.º...

Hugo Regadas Vence a Internacional XCO Super Cup

No passado domingo, em Vila do Conde, o lousadense Hugo Regadas, a competir pela equipa Rompe...

Editorial 121 | Lousada é Grande

Lousada, terra de história e tradição, ostenta com orgulho a sua grandeza. O nosso Torrão, que há...

Lousada Junior Cup: Título da primeira prova ficou em casa

O português João Dinis Silva conquistou a primeira prova da Lousada Junior Cup, depois de derrotar...

Lousada ao rubro na Super Especial do Rally de Portugal

A 57º edição do Rally de Portugal trouxe a Lousada os pilotos do Campeonato do Mundo de Ralis...

DIALLEY – Agência de Marketing em Lousada

O nome foi inspirado na Diagon Alley, um local emblemático da saga Harry Potter, da qual Sofia...

Apresentação da trilogia “As Aventuras da Maria” encanta público

No passado dia 11, a Assembleia Louzadense acolheu a apresentação da trilogia "As Aventuras da...

Luís Santos é mandatário da candidatura da Aliança Democrática em Lousada

A candidatura da Aliança Democrática (AD) em Lousada terá como mandatário Luís Santos, Coordenador...

USALOU é um berço de cultura sénior

CAVAQUINHOS E TUNA SÃO DOIS EXPOENTES O principal objetivo da Universidade Sénior do Autodidata de...

Siga-nos nas redes sociais