por | 18 Mar, 2020 | Opinião

Editorial da edição n.º 22 de 18 de Março

A vida está em constante transformação, é uma metamorfose imprevisível, é uma incerteza persistente!

Há duas semanas pensávamos em determinados projetos e ações e hoje pensamos em não ficar doentes e tentar ter uma vida relativamente normal, dentro desta normalidade que nos assombra.

Não podemos fugir a este tema mundial, que é este surto de infeções pelo Coronavírus. Neste momento em que escrevemos, há em Portugal 59 casos confirmados, 83 pessoas à espera de resultados das análises e 3066 estão em vigilância. O país está em polvorosa, as notícias são por vezes alarmantes e todos estamos confusos e atordoados desde segunda-feira quando nos apercebemos que a nossa terra estava no “centro do foco”. As entidades de saúde um pouco atonitas, sem conseguirem dar resposta a tudo que vai acontecendo e por vezes até um pouco histéricas. Nesta edição temos algum trabalho sobre o caso, ouvindo o diretor clínico do Hospital de Lousada, bem como artigos de opinião que abordam a temática.

O nosso “Grande Louzadense” é José Dias, um dos grandes impulsionadores do desporto automóvel em Lousada. Homem simples, mas ativo e incentivador de muitos lousadenses que participam em provas de rallycross e autocrosse. Construiu e montou alguns carros que foram autêntica surpresa para o meio automobilístico da época. Visionário e arrojado alcançou dezenas de vitórias e foi campeão nacional diversas vezes, provocando entusiasmo nas nossas gentes durante vários anos.
Estamos também acompanhar o diferendo que existe na pista da Costilha com os moradores, um problema que pelos vistos já se arrasta há bastante tempo, mas que tem sido adiado com intervenção da autarquia e do CAL. Desta vez, parece que o problema agudizou-se, colocando em risco a nossa participação no Rally de Portugal, situação nada desejada pro todos nós.
Daremos atenção a mais um Lousadense – João Xavier, que espalha cultura e arte através do piano por toda a Europa, nomeadamente em Portugal e na Rússia, onde estuda com os melhores para se aperfeiçoar cada vez mais. Do desporto à cultura, não nos falam razões de orgulho.

Como é habitual a qualidade e a qualidade dos nossos articulistas não poderá deixar de merecer a nossa leitura atenta.

Os nossos leitores continuarão a ter a rubrica dos “Louzadenses com Alma”, desta vez dedicada a Fernando Jorge Martins de Barrosas Santo Estêvão, que desapareceu precocemente.

E assim se produz mais uma edição, edificada com assuntos atuais e pertinentes, que oferecerão aos nossos leitores a oportunidade de se informarem sobre o que mais relevante acontece por Lousada.
Boa leitura!

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Votem, votem, votem! O festival de amigos cresceu e está a ganhar uma dimensão importante no...

ENCERRAMENTO DO ANO JUBILAR EM LOUSADA

A Vigararia de Lousada viveu, no domingo, 4 de janeiro, um momento de grande intensidade...

Com o hoquista lousadense José Valinhas em grande destaque, a seleção nacional de...

A política portuguesa vive hoje um tempo de deslocação clara para a Direita. Não é apenas uma...

Está de regresso o projeto Plantar Lousada, uma iniciativa que, ao longo dos últimos sete anos, já...

No passado sábado, dia 3 de janeiro, o Município de Lousada, juntamente com os Municípios da Maia...

A eleição do presidente da CCDR-Norte (Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do...

Na sequência da retirada de Sandro Sousa da presidência da Associação Desportiva de Lousada, o...

A Unidade Local de Saúde (ULS) do Tâmega e Sousa acolheu ontem (sexta-feira, 2 de janeiro de...

Numa organização a cargo da Associação Desportiva de Lousada e com a colaboração do Município de...

Siga-nos nas redes sociais