por | 24 Mar, 2020 | O Garante da Gestão, Opinião

Mulher, Mais, no Mercado de Trabalho

Hoje, o papel ocupado pela Mulher, no mercado de trabalho, ganha dimensão e realço, oriundo de mudanças no curso da história. O crescimento da industrialização, a queda da taxa de fecundidade e o aumento no nível de instrução da população feminina, desencadearam uma crescente inserção/presença da Mulher no mercado de trabalho, com quebra de tabus.

O progresso civilizacional nem sempre acompanhou a posição da Mulher no mercado de trabalho, perante dificuldades no acesso a cargos de chefia, na equiparação salarial com homens que ocupam os mesmos cargos, no nível de oportunidades de desenvolvimento e progressão de carreira, pela ausência de entendimento convencional do trabalho e nas formas de mensuração deste, tendendo a diferença inexistir no futuro. O passado dá mostras de avanço, primando pela mudança de valores sociais e das “boas intenções”, mas ainda longe de ser uma realidade, que carece por parte das organizações e da visão política de transpor tais, na prática. Apenas 42% das empresas apresentam uma estratégia para atingir a paridade, sendo Portugal, o quinto país europeu com menor representatividade de Mulheres na administração empresarial.

Num cenário complexo e desigual, as Mulheres têm lutado para conquistar o seu lugar no mercado de trabalho, têm superado os homens nos indicadores educacionais, movendo barreiras e procurando objetivos mais destemidos, com reflexo nos cargos ocupados, nos salários oferecidos/auferidos, e em áreas que antes era reduto masculino. A Mulher é um Mais para o crescimento e desenvolvimento da sociedade, contudo, a valorização/reconhecimento nem sempre vêm na mesma proporção. Pela constante repetição de atitude, a Mulher teve possança para fazer valer a sua presença, marcando a sociedade, com a sua perseverança.

O universo feminino detém diferenciais competitivos no/para mercado de trabalho, aduzindo resistência psicológica, persistência perante situações difíceis/controversas, acuidade na tomada de decisão, facilidade com multitarefas e flexibilidade para mudanças.

Anulada durante anos, o papel da Mulher culmina, na imagem centrada no travão do não ser capaz, sem validação séria no mercado de trabalho, com sustentação de afirmação necessária e imperativa, nem sempre marcada pela equidade, pelo acrescentar valor.

A Mulher está cada vez mais presente e faz jus valor ao que ela e nela envolve. Dá resposta à sua vida pessoal, familiar, sem ficar aquém o seu papel no âmbito profissional, que vem sendo, comprovado e aprovado, pela sua luta e seu acréscimo na qualificação. Ausente de opiniões que nada acrescem, ela confronta tudo e todos para vincar o seu papel e demonstrar à sociedade as suas capacidades e valências, que alguns temem e desviam aceitação. A sociedade foi moldada, a realidade combatida, premente pelos anos foscados, que teimavam em existir, para justificação vazia e fins ausentes.

Comporta transformar valores e mudar comportamentos intrínsecos na sociedade, que não reportam facilidade à Mulher que, precisa ser o que ela escolher exercer, com o devido reconhecimento, a ser transformado, a começar por nós e em nós, para edificar um mercado de trabalho mais igualitário, em condições e oportunidades.

A Mulher é livre, mas fica onde consegue voar!

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Tanto talento e humildade numa pessoa só

JOÃO DA MOTA TEIXEIRA Este cristelense de 78 anos tem tanto de discreto e humilde como de talento...

Estradas esburacadas 

ACONTECE UM POUCO POR TODO O CONCELHO As chuvas intensas que caíram neste inverno contribuíram...

“O Julgamento do Natal”

Nos dias 22 e 23 de março, a Nova Oficina de Teatro e Coral de Lousada, para finalizar o Dia do...

COPAGRI CONTINUA COM LITÍGIO INTERNO

“Arrumar a casa” para investir no supermercado, mas anterior direção insiste com ação judicial Por...

Adriano Rafael Moreira é o novo Secretário de Estado do Trabalho

TERCEIRO LOUSADENSE NUM GOVERNO CONSTITUCIONAL A tomada de posse de Adriano Rafael Moreira,...

Editorial 118 | Um lousadense no Governo de Portugal

Não é todos os dias que temos um lousadense no Governo de Portugal, sendo, por isso, motivo de...

~ in memoriam ~

Armando José Gonçalves da Costa (1946 – 2024) Faleceu a 26 de Março o estimado dono do Mini...

Lousada recebe o Mega Sprinter

Lousada recebe, nos dias 19 e 20 de abril, o XVIII Mega Sprinter. A atividade envolve 25 comitivas...

Seminário da Unidas – Rede Intermunicipal de Apoio à Vítima do Douro, Tâmega e Sousa

Lousada recebe o III Seminário da Unidas — Rede Intermunicipal de Apoio à Vítima do Douro, Tâmega...

Noites da Juventude apresentam We Are

O segundo evento no âmbito das Noites da Juventude realiza-se dia 12 de abril. A partir das 22h00,...

Siga-nos nas redes sociais