por | 27 Mar, 2020 | Grandes Louzadenses, Sociedade

Lousada vai ter um centro de diagnóstico da COVID-19

Tâmega e Sousa vai ter três centros de diagnóstico da COVID-19

Unidades serão instaladas em Lousada, Marco de Canaveses e Penafiel

A região do Tâmega e Sousa, que integra os municípios de Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Penafiel e Resende, e o Município de Paredes vão passar a dispor de três centros de diagnóstico da COVID-19 para testar pessoas com suspeita de infeção e previamente referenciadas pelo Serviço Nacional de Saúde.

Depois de, na passada terça-feira, dia 24, ter sido confirmada a abertura da primeira unidade em Penafiel, a Autoridade Regional de Saúde do Norte (ARS Norte) vai avançar, nos próximos dias, com a criação de mais dois locais para a realização de testes laboratoriais da COVID-19, um em Lousada e outro no Marco de Canaveses.

Os três Agrupamentos Centros de Saúde (ACeS) existentes no Tâmega e Sousa passam, assim, a dispor de um espaço próprio para o diagnóstico da infeção, o que vai permitir reforçar a capacidade de resposta no combate à pandemia e aliviar o afluxo de potenciais suspeitos ao Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS).

O centro de diagnóstico de Marco de Canaveses, que será instalado na Santa Casa da Misericórdia, servirá as populações de Amarante, Baião, Celorico de Basto, Cinfães, Marco de Canaveses e Resende (ACeS do Tâmega I – Baixo Tâmega). O centro de diagnóstico de Penafiel, que estará sediado no Pavilhão de Feiras e Exposições, destina-se às pessoas dos concelhos de Castelo de Paiva, Penafiel e Paredes (ACeS do Tâmega II – Vale do Sousa Sul). O centro de diagnóstico de Lousada, que irá funcionar no Complexo Desportivo, atenderá os utentes de Felgueiras, Lousada e Paços de Ferreira (ACeS do Tâmega III – Vale do Sousa Norte).

Os autarcas da região continuam a envidar todos os esforços para acudir a esta situação de emergência e a trabalhar na concertação de medidas entre municípios e autoridades de saúde locais e regionais –ACeS, CHTS e ARS Norte – no sentido de garantir uma resposta colaborativa que permita suprir necessidades e superar a pandemia.

Neste âmbito, é também de salientar a aquisição de 11 ventiladores para o CHTS, que serão instalados nos próximos dias, bem como o facto de estar a ser diligenciada a compra conjunta de equipamento de proteção individual para disponibilizar aos profissionais das unidades de saúde, das Misericórdias e IPSS, dos bombeiros e proteção civil e dos municípios destes 12 concelhos.

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Fontanários de Lousada: Obra do fontanário das Quintãs, em Lodares, por terminar

O fontanário das Quintãs, em Lodares, sofreu recentemente algumas obras de requalificação. No...

Ansiedade ou sonho

O aumento galopante dos nossos gastos, fruto sobretudo da inflação, a guerra, o choque energético...

Uma mulher que não esquecemos…

Lúcia Lousada (minha mãe) foi uma grande mulher e já morreu há 19 anos. É claro que a recordo em...

Joaquim Nunes Teixeira: O cidadão humilde

Joaquim Nunes Teixeira, de 89 anos, é natural e ainda residente da freguesia de Cristelos, porém,...

Furto de comida aumenta nos «HIPERS» e Vasco Bessa (AMI) alerta: Há muita pobreza envergonhada

Um agente de segurança de um hipermercado de Lousada revelou a O Louzadense que o número de furtos...

Associação Juventude Mariana Vicentina: Grupo de São Miguel

Cátia Pinheiro, de 28 anos, concedeu uma entrevista enquanto Presidente do Grupo de São Miguel (de...

Ser Mulher

Os talentos e as competências das mulheres têm o mesmo reconhecimento fora de Portugal? Flávia...

Podar árvores de fruto e de jardim: porquê, quando e como?

A poda é uma prática agrícola de extrema importância com o objetivo da eliminação dos...

O lousadense, Diogo Magalhães conquistou a medalha de excelência no 45.º Campeonato Nacional das Profissões

O jovem Diogo Magalhães, de Lousada, formando do Núcleo do CENFIM de Amarante, alcançou uma...

Casa de Juste

Situa-se num alto, sobranceira à estrada nacional que liga Caíde - Felgueiras, e acede-se por um...

Siga-nos nas redes sociais