No âmbito da pandemia COVID-19, a Santa Casa da Misericórdia de Lousada, implementou desde cedo medidas profiláticas, visando proteger os nossos utentes e respetivos colaboradores.
Tem-se verificado que a COVID-19 tem maior incidência em pessoas com mais de 65 anos e que se encontram numa situação de grande vulnerabilidade, quer pela sua situação de dependência ou doença crónica, pelo que salvaguardar o seu bem-estar foi a palavra de ordem desta Instituição. Neste contexto, importa dar cumprimento ao especial dever de proteção dos nossos utentes residentes nas Estruturas Residenciais Para Pessoas Idosas (ERPIs).
Nesse sentido, e estando na fase de mitigação da pandemia, a Mesa Administrativa juntamente com os colaboradores das Estruturas Residenciais, decidiu que a melhor solução de proteção aos nossos utentes seria iniciarmos o isolamento voluntário. Desta forma foram organizados 3 grupos de trabalho, em que cada equipa permanece no interior das Estruturas Residenciais durante 7 dias consecutivos, sem contactarem com o exterior, sendo revezadas pelos grupos seguintes, ficando cada equipa após a realização da semana de trabalho em isolamento social nos seus domicílios durante 14 dias. Esta organização limita a entrada e saída de pessoas nas referidas ERPIs, sempre com o objetivo de reduzir o risco de contágio.
Os grupos de trabalho são de constituição heterogénea, contemplando colaboradores afetos a serviços como cozinha, copa, pisos, animação, administrativos, limpeza, psicologia, enfermagem, direção técnica e outros, que voluntariamente se disponibilizaram para colaborar.
O primeiro grupo de trabalho iniciou no passado sábado, dia 28 de março, tendo saído no dia 4 de abril, momento em que entrou o segundo grupo.
Durante a primeira semana de isolamento voluntário, o grupo de colaboradores que esteve com os nossos utentes continuou o seu trabalho mantendo as suas rotinas diárias, incluindo as de animação de forma a tornar os seus dias mais leves e mais felizes, para que se sintam ainda mais protegidos e amparados por aqueles que durante estes dias permanecerão 24 sob 24 horas nas Estruturas Residenciais. No momento em que as demonstrações de afeto, como o abraço ou o beijo estão sujeitas ao distanciamento social, mesmo assim a Santa Casa da Misericórdia de Lousada, arranjou outras formas de demonstrar este afeto depositando todo o seu amor ao longo de todas as tarefas de atividade diária e só assim faz sentido porque “JUNTOS ACREDITAMOS”!
Sem dúvida que o fazemos pela segurança e saúde dos nossos idosos, porque são no fundo a nossa família e nós a deles, o que mais desejo é que nenhum seja infectado, nem nenhuma colega, juntos somos mais fortes e vamos vencer, este maldito vírus, obrigado a todos pela força que nos teem dado, Eu ACREDITO.