por | 16 Abr, 2020 | Sociedade

“Notícias do cantinho da Misericórdia”

No âmbito da pandemia COVID-19, a Santa Casa da Misericórdia de Lousada, implementou desde cedo medidas profiláticas, visando proteger os nossos utentes e respetivos colaboradores.

Tem-se verificado que a COVID-19 tem maior incidência em pessoas com mais de 65 anos e que se encontram numa situação de grande vulnerabilidade, quer pela sua situação de dependência ou doença crónica, pelo que salvaguardar o seu bem-estar foi a palavra de ordem desta Instituição. Neste contexto, importa dar cumprimento ao especial dever de proteção dos nossos utentes residentes nas Estruturas Residenciais Para Pessoas Idosas (ERPIs).

Nesse sentido, e estando na fase de mitigação da pandemia, a Mesa Administrativa juntamente com os colaboradores das Estruturas Residenciais, decidiu que a melhor solução de proteção aos nossos utentes seria iniciarmos o isolamento voluntário. Desta forma foram organizados 3 grupos de trabalho, em que cada equipa permanece no interior das Estruturas Residenciais durante 7 dias consecutivos, sem contactarem com o exterior, sendo revezadas pelos grupos seguintes, ficando cada equipa após a realização da semana de trabalho em isolamento social nos seus domicílios durante 14 dias. Esta organização limita a entrada e saída de pessoas nas referidas ERPIs, sempre com o objetivo de reduzir o risco de contágio.

Os grupos de trabalho são de constituição heterogénea, contemplando colaboradores afetos a serviços como cozinha, copa, pisos, animação, administrativos, limpeza, psicologia, enfermagem, direção técnica e outros, que voluntariamente se disponibilizaram para colaborar.

O primeiro grupo de trabalho iniciou no passado sábado, dia 28 de março, tendo saído no dia 4 de abril, momento em que entrou o segundo grupo.

Durante a primeira semana de isolamento voluntário, o grupo de colaboradores que esteve com os nossos utentes continuou o seu trabalho mantendo as suas rotinas diárias, incluindo as de animação de forma a tornar os seus dias mais leves e mais felizes, para que se sintam ainda mais protegidos e amparados por aqueles que durante estes dias permanecerão 24 sob 24 horas nas Estruturas Residenciais. No momento em que as demonstrações de afeto, como o abraço ou o beijo estão sujeitas ao distanciamento social, mesmo assim a Santa Casa da Misericórdia de Lousada, arranjou outras formas de demonstrar este afeto depositando todo o seu amor ao longo de todas as tarefas de atividade diária e só assim faz sentido porque “JUNTOS ACREDITAMOS”!

1 Comment

  1. Fernanda Ribeiro

    Sem dúvida que o fazemos pela segurança e saúde dos nossos idosos, porque são no fundo a nossa família e nós a deles, o que mais desejo é que nenhum seja infectado, nem nenhuma colega, juntos somos mais fortes e vamos vencer, este maldito vírus, obrigado a todos pela força que nos teem dado, Eu ACREDITO.

    Reply

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Grande polo de formação desportiva

ASSOCIAÇÃO RECREATIVA E DESPORTIVA DE ROMARIZ Fundada em 1977, a Associação Recreativa e...

Mentes Brilhantes para abordar Cibersegurança

No dia 30 de novembro, quinta-feira, realiza-se uma nova edição de Mentes Brilhantes com o tema...

População pressiona Câmara para reabrir avenida Sr. dos Aflitos ao trânsito

PROBLEMAS DA CIRCULAÇÃO AUTOMÓVEL EM LOUSADA São várias as reclamações e sugestões que se colhem...

Nunca é tarde para realizar sonhos e concretizar projetos

JOSÉ FERREIRA NETO O “bichinho” da pintura esteve quase sempre presente na intensa vida artística...

Cecília Mendonça é uma super atleta

COMEÇOU NA PATINAGEM E ESTÁ NO TRIATLO Mãe de dois filhos, Francisco (5 anos) e Duarte (3 anos),...

«WE ARE» renovam oferta musical em Lousada

A MAIS RECENTE BANDA EM LOUSADA Por norma os músicos começam por praticar em estúdio ou sala de...

Tenham medo, muito medo, da Dark Web

A PROFUNDEZA OBSCURA DA INTERNET Cada vez mais a Internet é um mundo de oportunidades conhecidas e...

Inauguração da exposição “Unidos Venceremos!” com Pacheco Pereira

No âmbito das comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril, vai ser inaugurada, hoje, 24 de novembro,...

Pedaladas Solidárias é o podcast de Joaquim Aires, com a assinatura d’O Louzadense

Em cada episódio, Joaquim Aires terá um convidado, para mergulhar em histórias inspiradoras de...

Editorial 109 | Podcasts O Louzadense

O jornal O LOUZADENSE tem vindo a afirmar-se de forma crescente e notória na nossa comunidade. É...

Siga-nos nas redes sociais