A nossa redação recebeu uma carta aberta que foi enviada por Simão Ribeiro, lider do PSD Lousada e vereador da autarquia, ao cuidado do Presidente da Câmara Municipal De Lousada, Pedro Machado.
Carta aberta essa que transcrevemos:
Exmo. Sr Presidente da Câmara Municipal de Lousada.
Dirijo-me a si na tripla qualidade de vereador desta Câmara Municipal, Presidente do PSD Lousada, mas acima de tudo enquanto Lousadense.
Celebrar Abril, é celebrar a LIBERDADE, A PLURALIDADE, A INCLUSÃO, A TRANSPARÊNCIA , A DIVERSIDADE DE OPINIÕES, estando certo que do salutar e saudável confronto de posições, não necessariamente antagónicas, surgem melhores soluções para a vida daqueles a quem ( devíamos sempre, dedicar pois este é o principio da politica ) dedicamos a nossa vida. Sempre em respeito pelos órgãos que a dado tempo e em dada época representamos ou somos titulares ( e não donos).
lembremos, tenhamos, alias, bem presente , que nenhum destes órgãos nos pertence, temos, pelo contrario, o privilegio de servir, porque essa possibilidade nos foi dada pelos cidadãos. A democracia não tem donos, e muito menos é “mar de corrente única” os unanimismos, nada mais servem senão um totalitarismo moral que cada gota do nosso serviço publico deve combater. Divergir não nos torna inimigos, pelo contrario, torna-nos aliados no “bem querer” à nossa tão estimada terra e as suas gentes.
Como diria Voltaire: “Posso não concordar com uma só Palavra sua, mas defenderei até a morte o seu direito em dizê-la.
E apesar de alguns acharem (“a reboque” da crise sanitária que vivemos) que estes são tempos em que todos nos temos que nos incluir uma espécie de união nacional de pensamento único, quero dizer que aqui não colhe adeptos nem seguidores. e pelo seguinte passo a explicitar:
1 ) Os vereadores do PSD à Câmara Municipal de Lousada não entendem o porquê de não terem sido consultados acerca da alteração do modelo de comemoração do 25 de Abril deste ano uma vez que houve reunião do executivo esta segunda-feira, dia 20-04-2020 e nada nos foi dito. Lembro que a legitimidade dos votos que nos elegeram tem tanta legitimidade quanto os votos que o elegeram a si.
2) concordamos com o facto destas importantes comemorações sejam feitas de forma on-line dadas as restrições da Covid-19 , dando alias, o bom exemplo, que a própria Assembleia da Republica, liderada por um socialista não foi capaz de dar.
3) repudiamos a forma monopartidaria, autocrática e não plural com que a mesma será realizada, uma vez que apenas o presidente de câmara, o mesmo ou quase o mesmo será dizer, o Partido Socialista terá voz.
Celebrar Abril deve ser mais que celebrar e lembrar o esforço e a coragem de um grupo de homens e mulheres de 1974, celebrar Abril é pratica-lo todos os dias, coisa que, pelos vistos escasseia pelas bandas do partido socialista em Lousada e não só.
Cristóvão Simão Ribeiro
Vereador Câmara Municipal de Lousada
Presidente PSD Lousada.