- O que significa para si o 25 de Abril?
- Como vê a polémica que se gerou este ano acerca das comemorações?
- Como vê o país social e político no futuro?
1) Poderá parecer estranho comentar o pós 25 de Abril sem ter vivido o antes, no entanto, é indubitável que Portugal e os Portugueses sofreram com a opressão. O 25 de Abril é a celebração do Humanismo, do Progresso e, claro, da Liberdade. O opressor atual (COVID-19) lembra às gerações recentes, o quão bom é sermos livres.
2) Confio no cuidado e no devido planeamento das celebrações. No entanto, os tempos que vivemos requerem prudência e as atitudes dos governantes devem ser vistas pelos Portugueses como um exemplo. Esta celebração traz algumas divisões. Repensar os seus moldes pode ser aconselhável no contexto atual.
3) Algumas previsões e alguns tipos de futurologia, na verdade, dizem mais sobre o presente do que sobre o futuro. Sou um otimista, mas tento ser racional. Estamos a experienciar algo que nunca vivemos enquanto sociedade global. São muitas as variáveis, temos muitos desafios pela frente e não gostaria de estar no lugar dos nossos governantes. A pressão é muita e muitas decisões têm que ser tomadas. Aguardemos! Talvez possamos sair reforçados.
Comentários