por | 10 Mai, 2020 | Ambiente, Sociedade

Ricardo Ribeiro publica imagens com o camião a dirigir-se ao aterro

Vídeo no Facebook “incendiou” redes sociais

O Facebook foi o meio escolhido pelo lousadense Ricardo Ribeiro para divulgar as imagens de um camião que se dirigia para o aterro de Lustosa carregado com resíduos, alegadamente provenientes de Itália. As suspeitas confirmaram-se, o que deixou os lousadenses indignados.

Ricardo Ribeiro asseverou aO Louzadense que a situação já acontece há dois meses, mas que apenas na semana passada acompanhou um dos motoristas. “Fiz-lhe uma questão, e ele acabou por me falar que vinha de Itália. Fiquei um bocado apreensivo e preocupado. Eu conheço a lixeira há muitos anos e ter conhecimento disso preocupou-me bastante”, conta.
O número de contentores que chegaram a Lousada e que chegarão deixou Ricardo surpreendido: “Ele disse-me que já tinham vindo 620 contentores e ainda viriam mais 900”. A gravidade que atribuiu à situação levou este lousadense a publicar o vídeo nas redes sociais. “Depois, liguei com o presidente Pedro Machado e ele disse-me que não tinha conhecimento da situação e que ia reportar às entidades para ver o que se estava a passar”, acrescenta.

Apesar de o objetivo ter sido denunciar a situação, mostra-se surpreendido com o impacto das imagens: “Chegou a 100 mil visualizações, e mais de 3 mil partilhas”, afirma. Esta propagação mostra que a situação preocupou a população de Lousada, mas também do país. “Isto não pode continuar assim”, defende.

Comissão independente é positiva

Ricardo Ribeiro considera importante a criação de uma comissão independente para acompanhar a situação: “Eu estou disponível para participar nesse processo, que deve avançar, pois é muito importante”, diz.
Este lousadense defende um debate na Assembleia Municipal sobre o assunto e o encerramento do aterro: “Tinha uma vida para dez anos e já lá vão trinta. Eu passo lá todos os dias e é um cheiro diferente com este depósito do lixo de Itália, que bem podem dizer que é doméstico”.

Sobre a ação da autarquia, considera que o “vereador Manuel Nunes deveria ter conhecimento desta situação, quando ele tem um rótulo do vereador premiado do ambiente”. Apesar de tudo, espera que “comecem a tomar providências para encerrar de vez este depósito do lixo estrangeiro, para o nosso tudo bem”.

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

​Isabel Malheiro Almeida: 25 anos a dar voz à Justiça

Celebrar 25 anos de advocacia é assinalar um percurso de dedicação, coragem e compromisso com a...

O Perigo das Notícias Falsas

Nos dias que correm, as redes sociais e a internet fazem parte do dia a dia de quase todas as...

Resumo das sessões de capacitação do projeto + Literacia Digital para a Comunicação Social

= EM ATUALIZAÇÃO =O jornal O Louzadense deslocou-se aos quatro agrupamentos escolares de Lousada,...

A CDU tem vindo a alertar as entidades públicas do concelho de Lousada para a necessidade urgente...

Há plantas que alimentam. Há plantas que contam histórias. E depois há plantas, como o tremoço,...

Decorreu este fim de semana o VII Campeonato Nacional de «Bombeirinhos de Ferro», que é uma...

A CDU não pode deixar cair no esquecimento um problema que afeta diretamente a qualidade de vida...

PSD Lousada alerta para exclusão do Hospital Padre Américo do PTRR e critica falta de eficácia do projeto LINHAS

Lousada, 21 de maio de 2026 – O PSD Lousada, através da intervenção do seu representante Renato...

Professores Europeus em Lousada

Entre os dias 4 e 8 de maio de 2026, o Agrupamento de Escolas Dr. Mário Fonseca (AE Mário...

​A falta de civismo na deposição de lixo nos contentores é um problema visível em vários locais....

Siga-nos nas redes sociais