Vídeo no Facebook “incendiou” redes sociais
O Facebook foi o meio escolhido pelo lousadense Ricardo Ribeiro para divulgar as imagens de um camião que se dirigia para o aterro de Lustosa carregado com resíduos, alegadamente provenientes de Itália. As suspeitas confirmaram-se, o que deixou os lousadenses indignados.
Ricardo Ribeiro asseverou aO Louzadense que a situação já acontece há dois meses, mas que apenas na semana passada acompanhou um dos motoristas. “Fiz-lhe uma questão, e ele acabou por me falar que vinha de Itália. Fiquei um bocado apreensivo e preocupado. Eu conheço a lixeira há muitos anos e ter conhecimento disso preocupou-me bastante”, conta.
O número de contentores que chegaram a Lousada e que chegarão deixou Ricardo surpreendido: “Ele disse-me que já tinham vindo 620 contentores e ainda viriam mais 900”. A gravidade que atribuiu à situação levou este lousadense a publicar o vídeo nas redes sociais. “Depois, liguei com o presidente Pedro Machado e ele disse-me que não tinha conhecimento da situação e que ia reportar às entidades para ver o que se estava a passar”, acrescenta.
Apesar de o objetivo ter sido denunciar a situação, mostra-se surpreendido com o impacto das imagens: “Chegou a 100 mil visualizações, e mais de 3 mil partilhas”, afirma. Esta propagação mostra que a situação preocupou a população de Lousada, mas também do país. “Isto não pode continuar assim”, defende.
Comissão independente é positiva
Ricardo Ribeiro considera importante a criação de uma comissão independente para acompanhar a situação: “Eu estou disponível para participar nesse processo, que deve avançar, pois é muito importante”, diz.
Este lousadense defende um debate na Assembleia Municipal sobre o assunto e o encerramento do aterro: “Tinha uma vida para dez anos e já lá vão trinta. Eu passo lá todos os dias e é um cheiro diferente com este depósito do lixo de Itália, que bem podem dizer que é doméstico”.

Sobre a ação da autarquia, considera que o “vereador Manuel Nunes deveria ter conhecimento desta situação, quando ele tem um rótulo do vereador premiado do ambiente”. Apesar de tudo, espera que “comecem a tomar providências para encerrar de vez este depósito do lixo estrangeiro, para o nosso tudo bem”.
Comentários