Os vereadores do PSD/Lousada, Leonel Vieira, Simão Ribeiro e Sandra Silva, enviaram uma carta aberto ao Presidente da CM de Lousada, Pedro Machado, informando que o aterro RIMA continua a ser o destino do Lixo internacional oriundo de Itália, apesar da suspensão até ao final do ano por parte do governo:
Transcrição da carta aberta:
Hoje, pelas 12,10 horas, confirmamos pessoalmente que entrou no Aterro da RIMA, em Lustosa, mais um camião com um contentor de resíduos provenientes de Itália.
Recordamos-lhe que na reunião de Câmara realizada na última segunda-feira, o Senhor Vereador do Ambiente e membro do Conselho de Administração da RIMA, Dr. Manuel Nunes, informou que as 500 toneladas de resíduos vindos de Itália e que estavam no Porto de Leixões já tinham entrado no Aterro da Rima entre os dias 20 e 22 de maio, e que não viriam mais resíduos de Itália.
Mais, o Senhor Presidente da Câmara e o Governo garantiram que está suspensa a importação de resíduos até ao final do ano.
Alguém não anda a dizer a verdade!
Pior ainda, temos informações que com o contentor de hoje terão entrado no aterro da RIMA nos últimos dias mais de 1.200 toneladas de resíduos trazidos de Itália.
Perante estes novos factos, constatamos que ou a Câmara Municipal de Lousada não usou os meios ao seu dispor para fiscalizar a entrada de resíduos no Aterro, ou se os usou está a ser cúmplice com este negócio, o que é gravíssimo.
É urgente pôr cobro a esta vergonha!
Porque está em causa a saúde dos Lousadenses e porque a empresa RIMA, provavelmente protegida por alguém, não está a cumprir a lei, EXIGIMOS o encerramento imediato do aterro da Rima, em Lustosa.
Sem mais de momento, esperamos que V. Exa tome imediatamente as medidas necessárias para encerrar o aterro.
Pel´Os Vereadores do PSD,L