Autarquia vai solicitar o proseguimento da providência cautelar em relação aos resíduos depositados no aterro da RIMA

COMUNICADO DO PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE LOUSADA, DR. PEDRO MACHADO


Como é do conhecimento público, com a publicação do Decreto-Lei no 22/2020, de 16/05, que aditou o artigo 35o-J ao Decreto-Lei no 10-A/2020, de 13/03, foram suspensas em 17-05-2020, por via legal, todas as autorizações/ notificações concedidas pela APA, como é o caso da IT024144.

Assim, face à notícia de que continuam a ser recebidos no aterro da RIMA resíduos importados de Itália, solicitamos de imediato esclarecimentos à APA, CCDR-n, bem como ao Ministério do Ambiente.

A confirmar-se que esses resíduos chegaram a território nacional depois do dia 17 de maio, a sua receção em aterro será claramente ilegal, abusiva e desrespeitosa, pelo que esta Câmara exigirá às entidades competentes
que os mesmos sejam devolvidos à origem.

Mais se informa que, nas próximas horas, vamos solicitar ao TAF de Penafiel o prosseguimento da providência cautelar, face a estas circunstâncias supervenientes à decisão judicial.

Informa-se ainda que foi solicitado à IGAMAOT e ao SPNA a fiscalização imediata do aterro para que a Lei seja cumprida e a RIMA seja impedida de receber esses resíduos.

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Praça D. António de Castro Meireles

No coração da Vila, esta praça está circundada pela praça da República, rua Visconde de Alentém e...

Firmino Mendonça, o cafeteiro mais antigo

O cinquentenário Café Paládio é uma espécie de instituição comercial em Lousada e tem Firmino...

Intercâmbio cultural na Croácia

Um artista multifacetado e aventureiro, assim se pode definir o lousadense José Pedro Moreira, de...

Inglesa procura as suas origens em Lousada

CHAMA-SE ELIZABETH NATASHA LOUSADA Por várias razões (afetivas, existencialistas ou simplesmente...

Clube de Ténis de Mesa de Lousada

Esta edição possui o prazer de apresentar o emocionante mundo do ténis de mesa aos olhos de Rui...

Centros de Interpretação da Rota do Românico com entrada livre

Nos próximos dias 22, 23 e 24 de setembro, o ingresso nos Centros de Interpretação do Românico e...

Artur Faria demite-se da Caixa Agrícola

Artur Faria, Presidente do Conselho de Administração da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Terras...

Município integra projeto 2030 Youth Vision

"Queres construir um mundo mais justo e sustentável?" é a designação da iniciativa que vai ser...

Era uma vez uma praça do Românico (parte II)

Construtor contesta anulação da obra No seguimento da reportagem publicada na nossa edição...

AGRADECIMENTO

MARIA LUISA PAULA PEREIRA DE BESSA MACHADO (22 de Agosto 1947 a 11 de Setembro 2023) A família...

Siga-nos nas redes sociais