por | 5 Jun, 2020 | Editorial

Editorial da edição do jornal “O Louzadense” do dia 4 de junho de 2020

O sentimento de alguma normalidade começa a instalar-se nos Lousadenses. As rotinas da vida ativa começam a suplantar o confinamento e a sedentariedade. Lousada volta a ter movimento, cafés abertos, livrarias e locais de convívio com portas entreabertas e serviços mais normalizados, mas fundamentalmente um sorriso luminoso na face das pessoas, mesmo camuflado pela máscara protetora.

Também o Louzadense volta a assumir a sua roupagem habitual – impressão em papel. Depois de algum tempo, alternando o papel e o digital, esperamos que os “novos tempos” permitam perpetuar esta opção.
Continuamos a concretizar uma série de auscultações aos mais variados interesses dos lousadenses, nomeadamente a agricultura, o comércio, o associativismo, não deixando de dedicar alguma atenção aos jovens, às suas atividades e preocupações. Consideramos, que este é um caminho sustentado e cativante para informar o concelho sobre as suas realidades. Notamos, que as pessoas gostam de comunicar, compartilhar as suas opiniões e transmitir factos, que muitas vezes são desconhecidos do senso comum.

O desporto com o Pedro Mendonça e “Os Lousadenses lá fora” com o Miguel Bessa Machado, são oportunidades de conhecer personalidades interessantes e com conceções curiosas na sua forma de estar e encarar a vida.

Nesta edição, a nossa “Grande Louzadense” é Lígia Ribeiro, foi a primeira vereadora em Lousada. Lutadora de causas sociais foi pioneira nalgumas medidas que fomentou em Lousada e até na região. O Louzadense recorda factos da vida da Professora Lígia Ribeiro e caracteriza-a como uma pessoa determinada, amiga do seu amigo, frontal e sem pruridos na sua análise da vida.

A nossa determinação em relevar personalidades lousadenses, que “ontem” ou “hoje”, contribuíram para que Lousada fosse referência, melhorasse e crescesse, deverá ser encarado como serviço público e histórico. Os nossos trabalhos estarão certamente agradar cada vez mais a esta terra verdejante e alegre, que se quer conhecer melhor e deseja informação com profundidade sobre as suas gentes e saberes.
Os nossos colaboradores articulistas são uma mais-valia da nossa comunicação, pois a pertinência e assertividade das suas missivas são mais um veículo cultural, que não podemos desaproveitar. A sua competência, sagacidade e pluralidade de opiniões, têm encontrado uma crescente de aceitação entre os nossos leitores.

Boa leitura!

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Fontanários de Lousada: Obra do fontanário das Quintãs, em Lodares, por terminar

O fontanário das Quintãs, em Lodares, sofreu recentemente algumas obras de requalificação. No...

Ansiedade ou sonho

O aumento galopante dos nossos gastos, fruto sobretudo da inflação, a guerra, o choque energético...

Uma mulher que não esquecemos…

Lúcia Lousada (minha mãe) foi uma grande mulher e já morreu há 19 anos. É claro que a recordo em...

Joaquim Nunes Teixeira: O cidadão humilde

Joaquim Nunes Teixeira, de 89 anos, é natural e ainda residente da freguesia de Cristelos, porém,...

Furto de comida aumenta nos «HIPERS» e Vasco Bessa (AMI) alerta: Há muita pobreza envergonhada

Um agente de segurança de um hipermercado de Lousada revelou a O Louzadense que o número de furtos...

Associação Juventude Mariana Vicentina: Grupo de São Miguel

Cátia Pinheiro, de 28 anos, concedeu uma entrevista enquanto Presidente do Grupo de São Miguel (de...

Ser Mulher

Os talentos e as competências das mulheres têm o mesmo reconhecimento fora de Portugal? Flávia...

Podar árvores de fruto e de jardim: porquê, quando e como?

A poda é uma prática agrícola de extrema importância com o objetivo da eliminação dos...

O lousadense, Diogo Magalhães conquistou a medalha de excelência no 45.º Campeonato Nacional das Profissões

O jovem Diogo Magalhães, de Lousada, formando do Núcleo do CENFIM de Amarante, alcançou uma...

Casa de Juste

Situa-se num alto, sobranceira à estrada nacional que liga Caíde - Felgueiras, e acede-se por um...

Siga-nos nas redes sociais