Anteriormente já o tínhamos feito, mas devido à situação atual que atravessamos tivemos de nos adaptar e assim sendo, optamos pela realização de vídeos. No mês de Julho vamos fazer as suas publicações e gostaríamos da ajuda para os partilhar.
Contextualizando o nosso Projeto ” Elos de Bons Tratos – Apadrinhar Idosos” é um Projeto de Inovação Social, iniciado em 2019, direcionado a pessoas com mais de 65 anos, em situação de Isolamento, solidão, dependentes e sem retaguarda familiar. Tem como principal objetivo a criação de uma rede de proximidade informal que combata as necessidades destas pessoas promovendo a melhoria da qualidade de vida e a da integração social através de pequenas ações e gestos do quotidiano. Este Projeto é o mais recente da ADASM, fazendo parte dos restantes que já estão a ser implementados. O Projeto Elos está a ser desenvolvido por uma equipa de técnicas da ADASM, sendo nas instalações da Associação que este se encontra a ser implementado.
O nosso Projeto tem três grupos importantes para o seu desenvolvimento:
Os participantes – pessoas com ou mais de 65 anos em situação de isolamento, dependentes e sem retaguarda familiar.
Os Parceiros – que podem ser entidades coletivas ou individuais que se associam à ADASM com o objetivo de realizar ou desenvolver projetos nomeadamente o ELOS DE BONS TRATOS, permitindo a cada uma das partes servir melhor a população. O objetivo dos parceiros no Projeto é a identificação de possíveis beneficiários.
Por fim, os voluntários – indivíduos que de forma livre e desinteressada se comprometem de acordo com as suas competências e o seu tempo livre realizar ações de voluntariado na ADASM, nomeadamente no Projeto ELOS.
Pretendemos através de um programa estruturado de voluntariado apoiar e acompanhar todos os idosos melhorando a sua qualidade de vida. Como podem pertencer à nossa equipa? Fazendo a sua inscrição no site da Instituição ou nas Instalações da ADASM, Banco de Voluntariado da Câmara Municipal de Lousada e no site Portugal Voluntariado.
Comentários