Os cuidadores informais podem e devem requerer o reconhecimento Estatuto de Cuidador Informal (ECI) junto da Segurança Social, preferencialmente via online. A partir de 1 julho os cuidadores informais, a nível nacional, têm direito de ver reconhecido o seu papel de Cuidador, embora ainda não sejam abrangidos por todas as medidas de apoio previstas na Portaria 64/2020. Atualmente, apenas estão abrangidos pelo subsídio os cuidadores que residem nos concelhos dos projetos piloto (30 concelhos), não se encontrando Lousada integrado nesta listagem de concelhos-piloto.
Para mais informações os cuidadores devem consultar a página da Segurança Social, onde encontram o guia prático do Estatuto do Cuidador Informal, o formulário e informação relativa aos critérios e documentos necessários.
Para se proceder à entrega dos requerimentos devem fazê-lo preferencialmente através da Segurança Social Direta ou por atendimento presencial nos Serviços Locais da Segurança Social, sendo obrigatório o agendamento prévio do atendimento.
Os cuidadores informais de Lousada podem solicitar apoio e orientação junto do Centro de Apoio ao Cuidador Informal Lousada (CACIL) da Santa Casa da Misericórdia de Lousada, contactando para o número 255 810 738 para marcação de atendimento.
Comentários