por | 10 Jul, 2020 | Editorial, Sociedade

Editorial da edição n.º 29 d’O Louzadense

A resiliência que os lousadenses têm demonstrado é curiosamente estimulante. Esta atitude de adaptação à mudança é muito mais madura que noutras localidades. Gradualmente vai-se tornando a vida mais “normal”, com os cuidados assumidos, mesmo que ali ou acolá haja algum descuido.

Lousada já respira atividades, iniciativas e boas notícias.

Um dessas prende-se com a Associação de Solidariedade Social de Nespereira, que viu aprovada a sua candidatura apresentada ao Norte 2020 para melhorar a capacidade de resposta nas valências do Centro de Dia, Creche e Serviço de Apoio Domiciliário. Uma obra com custo estimado em cerca de 700 mil euros e que muito ajudará não só os nespereirenses, como muitos outros lousadenses.

A câmara municipal também apresenta um conjunto de projetos interessantes para os mais jovens e que vai ao encontro de algumas das suas necessidades reivindicadas nos últimos “orçamentos participativos”.
O Conservatório de Vale de Sousa (CVS) continua a merecer a nossa atenção. O tributo, que estamos a dedicar aos seus 25 anos de existência é merecido e potencia os professores e os alunos, que são os elementos mais relevantes para a comunidade lousadense e valsousense.

Nesta edição, o nosso “Grande Louzadense” é o enfermeiro Vasco Bessa, homem acessível, reservado, mas diligente. Vida dedicada à AMI (assistência médica internacional) de Lousada, que muito tem contribuído para ajudar quem mais precisa. Persistência e dedicação foram duas das suas capacidades, que permitiram termos em Lousada um núcleo desta organização não-governamental tão prestigiada em Portugal e no estrangeiro.

O Louzadense foi também conhecer um grande mestre de artes marciais, referimo-nos ao Mestre Paulo Perdigão. Descendente de lousadenses, fez parte do seu percurso desportivo em Lisboa, no Sporting Clube de Portugal. Vencedor de títulos nacionais e internacionais é um prestigiado Mestre, que veio para Lousada há mais de 25 anos e que tem ensinado gerações de jovens a serem mais saudáveis no corpo e na mente.

António Fernandes “Massas” é o nosso “Louzadense com Alma”. Homem modesto, mas ativo politicamente na Senhora de Aparecida e na Vila. Vereador e presidente da junta foram duas das suas atividades mais relevantes.

Desta vez temos mais uns contributos excecionais e pertinentes dos nossos colaboradores.
Boa leitura!

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

TRADIÇÃO CONTINUA VIVA: A Sagrada Família que une gerações

Durante décadas, a chegada da caixa da Sagrada Família a uma casa foi sinónimo de recolhimento,...

Sandra Monteiro pinta a emoção que nasce no silêncio

Profundamente marcada pela emoção, pelo realismo e pela intensidade do olhar humano, as pinturas a...

Subida de divisão aumenta o desafio dos veteranos da ADL

A equipa de Masters da AD Lousada concluiu uma temporada de grande nível, garantindo a subida à...

Patinador lousadense conquistou medalha de prata

O jovem Gabriel Ferreira, de Aveleda, está a construir uma promissora carreira na patinagem...

Noite Branca no Largo da Senhora Aparecida

Gravinda, York e Paulo Marcelo sobem ao palco no dia 8 de agosto, a partir das 22h00, para uma...

Cinema no parque de Meinedo

No próximo dia 1 de agosto, o Parque do Areinho, em Meinedo, recebe mais uma edição do Cinema ao...

Pilotos Lousadenses foram brilhantes vencedores, em Montalegre

Foi a quinta e antepenúltima jornada do Campeonato de Portugal de Ralicross e Kartcross, com os...

AS AMORAS – Há uma altura do ano em que os caminhos dão sobremesa a quem passa. Há frutos que se...

​Inferno das Febras revela distribuição das bandas e coloca à venda bilhetes diários

A ​organização do Inferno das Febras divulgou a distribuição das bandas pelos dois dias do...

PSD exige maior transparência na contratação pública municipal

NOTA DE IMPRENSA DO PSD/Lousada O PSD Lousada questionou no passado dia 6, o Executivo Municipal...

Siga-nos nas redes sociais