A Associação de Solidariedade Social de Nespereira deu início, esta semana, ao procedimento de concurso público para as obras de requalificação e de ampliação da Escola da Boavista (Nespereira). Como oportunamente tínhamos noticiado, no final de 2019, a Instituição viu aprovada a sua candidatura apresentada ao Norte 2020.
Como se pode ler na publicação em Diário da República do dia 7 de julho, a obra terá um custo base de 719.163,98€ e a sua realização permitirá um aumento significativo da sua capacidade de resposta nas valências do Centro de Dia, Creche e Serviço de Apoio Domiciliário. Por ser uma obra parcialmente financiada por fundos comunitários, a Instituição obterá automaticamente a revisão dos seus acordos de cooperação por parte do Instituto da Segurança Social, ficando dispensada da sua submissão de acordo com o regulamento do PROCOOP (Programa de Celebração ou Alargamento de Acordos de Cooperação para o Desenvolvimento de Respostas Sociais).
A concretização do projeto, com o custo total a rondar os 800 mil euros, implicará um aumento da capacidade de resposta aos utentes e, muito provavelmente, o aumento do quadro de pessoal.
O novo espaço terá melhores condições: “As salas da creche vão ser readaptadas, haverá o centro de dia, com espaço de descanso, um cabeleireiro e apoio médico. Tudo será no mesmo piso. No piso superior, teremos direção”, desvenda.
O centro de dia, nas novas instalações, terá capacidade para 36 pessoas, 80% das quais poderão ter apoio do estado, de acordo com o protocolado. Também o apoio domiciliário sofrerá um aumento para 40 utentes, com igual percentagem de apoio.
Concluindo-se o concurso público, a Associação prevê iniciar as obras em setembro.
ASS Nespereira: Avança concurso para projeto de 700 mil euros

Comentários