Em tempos normais, estaria aproximar-se a festa da Senhora da Aparecida. Festa marcante para as suas gentes e para Lousada em geral, onde a sua procissão, com os seus andores majestosos impressionam pelo colorido e tamanho. Infelizmente este ano, tudo para, tudo se adia, tudo nos parece estranho.
O Louzadense dedica algumas páginas a esta terra, que desde 1823 viu surgir uma romaria que se tornou um marco para o Norte do país. Realçamos, mais um contributo histórico do nosso prestigiado colaborador Pedro Magalhães sobre a importância ao longo dos tempos da Senhora da Aparecida, enquanto romaria, mas também para o comércio local.
Nesta edição, o nosso “Grande Louzadense” é um grande aparecidense, referimo-nos a António Mesquita, que foi vereador durante dois mandatos. Pessoa de trato acessível, empreendedor e determinado, contribuiu para as primeiras conquistas ambientais do nosso concelho.
Temos ainda, mais um aparecidense de relevo – Carlos Massas, cidadão de grande altruísmo e dedicação à sua terra, não só como presidente da junta, mas também com dedicação ao associativismo e às festividades que lhe solicitam ajuda.
No desporto, ouvimos uma jovem promessa do futebol feminino – Rafaela Mesquita. Jogadora do SC Braga e da seleção, que já passou pelo Sporting CP, mostra uma maturidade e garra, que surpreende pela positiva.
Terminamos para já as entrevistas com alguns dos principais intervenientes do Conservatório de Vale de Sousa (CVS). Desta vez ouvimos Ana Maria Pereira, bióloga de formação, mas que se manteve ligada à música através do Coro Feminino. É a coralista mais antiga em atividade no Coro Feminino e conta-nos os primeiros passos e sensações das atuações do mesmo pelo país e pelo mundo.
Destacamos uma entrevista com a Dr.ª Regina Sampaio, advogada e especialista em defender casos de assédio laboral. Um problema de sempre, que urge ser atacado com ajuda do direito, mas também da psicologia e psiquiatria, já que estes casos provocam um grande desgaste mental nas vítimas.
Na educação, temos uma entrevista com o diretor do Agrupamento de Escolas Lousada Este, Orlando Pereia, que nos fez uma resenha do términus do ano letivo.
Enfim, mais uma edição recheada de diversos e pertinentes temas, que ajudarão a conhecer-nos um pouco melhor.
Boa leitura!
Comentários