Portugal foi a banhos, como, de resto, é apanágio do mês de Agosto, afinal já dizia António Costa que “a praia faz muito bem”.
Infelizmente, a silly season veraneante na qual Portugal adormeceu (na praia, presumivelmente, porque vai trazer escaldão) abriu portas a uma espécie de “sozinho em casa” versão lusa. Vejamos….
A classe política, exaurida dos percalços de 2020, decidiu não deixar a pandemia estragar o mês de Agosto. Se a tradição é ir a banhos, então a ordem é ir a banhos!
No condomínio de São Bento, o primeiro direito e o primeiro esquerdo juntaram-se em assembleia de condóminos e, depois dos dois pais de família (PS e PSD) decidirem acabar com essa chatice de ouvirem o administrador do condomínio de quinze em quinze dias, apertaram as mãos de corrida (como geralmente fazem) e foram fazer as malas para migrarem, da capital, para a província e para a costa.
Todos saíram à pressa. Conclusão? Não só ficou a casa por arrumar, como ainda por cima o casal do primeiro esquerdo (PS e BE), normalmente mais permissivo, optou por deixar o “jovem” filho rebelde (PC) sozinho em casa, à guarda da velhinha empregada da família (DGS) que disse ao casal que “olhava pelo menino”.
Para o leitor mais sagaz já se vislumbrará o desfecho desta história.
A empregada, velhinha, habituada aos vícios dos patrões, acabará demasiado ocupada com exonerações e renomeações de membros da DGS, acabando por não deitar o olho ou ter um braço firme com o “jovem” PC que, mal se vê sozinho em casa, cria logo um evento no Facebook para alguns amigos a prometer uma festa com cerveja, música, piscina e muita animação.
Palavra passa palavra, e a festa que devia ser só para 30 (000) pessoas, acaba com 50 (000), 70 (000) ou 90 (000), sem distanciamento social, máscaras ou qualquer etiqueta respiratória.
Quando os condóminos da casa da democracia voltarem em Setembro vão ter uma grande surpresa! Possivelmente vão encontrar a empregada velhinha amarrada na cave, e o imóvel e a vizinhança completamente em pantanas.
O primeiro direito é bem provável que perca a cabeça e queira ouvir urgentemente o administrador do condomínio António Costa o quanto antes! Mas… depois vai lembrar-se que só lá para Dezembro é que ele vem outra vez à reunião. Pena….
O vizinho de Belém ficará muito chateado porque lhe estragaram os canteiros, mas como sempre foi um velhinho muito bonzinho, vai voltar a deixar passar.
O pai de família do primeiro esquerdo, esse, vai repreender fortemente o “jovem” PC e pedir a um amigo de longa data (Ordem dos Médicos) que lhe faça um relatório detalhado com todos os estragos! Mas depois, na verdade, ninguém o vai ler.
No fim, retomada a normalidade no bairro lisboeta, o “jovem” PC continuará a dizer “AVANTE!”