As quintas do projeto Terroir Lousada – Casa de Juste

A Casa de Juste é uma propriedade situada junto ao rio Sousa, na zona do Torno, que pertence à mesma família há 600 anos.

A sua ativada agrícola, inicialmente, era realizada pelos caseiros, que cultivavam a vinha de forma tradicional, sobretudo em ramadas, com vinhos de fraca qualidade. Todo o sistema foi restruturado e, hoje, a propriedade tem uma vinha plantada com os atuais modelos de plantação, com novas castas, maiores produções, melhores maturações, produzindo vinhos com menos acidez e um maior grau alcoólico.

Fernando Guedes, proprietário, referiu ao Louzadense que, este ano, a maturação foi boa e a produção razoável. “Foi um ano em que foi necessário estar muito atento às variações climáticas, com ataques de míldios e oídios muito persistentes”, explica. Apesar de tudo, o balanço é positivo.

Nos últimos anos, o setor vinícola na região tem enfrentado algumas dificuldades. Para este produtor, o grande desafio “será a adaptação das vinhas aos novos sistemas de produção, fazer face à falta de mão de obra, não esquecendo a mecanização das vindimas”.

A Casa de Juste integra o projeto Terroir, pelo interesse que o tema do vinho suscita a todos os níveis. “Lousada sempre foi uma região vinícola importante, mas em que os diferentes produtores realizam a sua atividade individualmente. Penso que unir várias quintas, para além de reduzir aos esforços individuais, permite ter uma maior visibilidade. Para além disso, cada uma das quatro quintas é diferente e complementam-se”, explica.
Defensor do apanágio segundo o qual a união faz a força, Fernando Guedes considera interessante o associativismo como potenciador das iniciativas. “Neste caso, como somos todos pequenos produtores, penso que teremos todos a ganhar para além da própria região. Temos que seguir os exemplos de outras regiões, que foram organizando este tipo de iniciativas promocionais com ótimos resultados. Há que aplaudir o empenho do Município, na pessoa do Sr. Vereador do Turismo, que, com grande entusiasmo, incentiva e acompanha esta iniciativa”, diz.
A pandemia reduziu o número de visitantes nacionais e internacionais, o que é um entrave inesperado. Após o balanço do primeiro ano, será avaliada a possibilidade de novos passos. “A ideia será sempre promover da melhor forma o destino vitivinícola de Lousada”, salienta.

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Jovem promessa do futebol feminino dá nas vistas em Romariz

Aos 11 anos, Joana Ferreira começa já a afirmar-se como uma das jovens promessas do futebol...

ACML está a celebrar o 51.º aniversário

A Associação de Cultura Musical de Lousada celebrou ontem, 12 de abril, o seu 51.º aniversário com...

Juventudes Socialistas de Felgueiras, Lousada, Paços de Ferreira e Paredes exigem a concretização da Linha do Vale do Sousa

As Juventudes Socialistas de Felgueiras, Lousada, Paços de Ferreira e Paredes juntam-se para...

PSD Lousada afirma a importância da Linha do Vale do Sousa e alerta para falta de envolvimento do Município

Na reunião da Câmara Municipal de Lousada realizada no passado dia 9 de abril, o vereador do PSD,...

CÂMARA DESRESPEITA A OPOSIÇÃO, E COM ELA OS LOUSADENSES QUE A ELEGERAM

A Iniciativa Liberal chama a atenção dos lousadenses para uma situação que, não sendo nova, merece...

MaisVila em grande no Multidesporto em Lousada

O Duatlo Cross Lousada e o Aquatlo Jovem Master Fun transformaram a vila num inédito palco...

O Caminho de Santiago em conferência

O Centro de Interpretação do Românico, em Lousada, recebeu na noite de ​sexta-feira a conferência...

Leonor Leal é bicampeã em ginástica artística

A ginasta lousadense, Maria Leonor Leal, da Academia de Ginástica de Lousada (AGL), conquistou, no...

O LICRANÇO – não é uma cobra, nem representa perigo… então, porque o tememos tanto?

Quantas vezes, ao virar uma pedra ou ao mexer num tronco velho, alguém gritou: “Cuidado, é uma...

A Santa Casa da Misericórdia de Lousada iniciou em 2026 um plano conjunto entre as suas várias...

Siga-nos nas redes sociais