Meinedo uma freguesia em franco desenvolvimento

Meinedo denota um franco desenvolvimento, assim o constatou o PSD Lousada – e o considerou o presidente da Junta de Freguesia, Pedro Moreira -, na visita efetuada no passado fim-de-semana. Visita que contou com a presença de Simão Ribeiro, presidente do PSD Lousada.

De todas as obras projetadas a que mais se destaca é o Parque do Areinho. Esta é uma obra emblemática, com imenso potencial, que vai marcar o futuro da freguesia. De referir que comporta treze mil metros quadrados de área, estando a ser concretizadas as diversas infraestruturas de apoio. Meinedo espera que a Câmara Municipal não esqueça este empreendimento quando se efetivar a delegação de competências da APA, que tudo indica acontecerá em 2021. O objetivo é criar uma estrutura (paredão, vulgarmente conhecido como levada) que torne o Areinho numa Praia Fluvial. Nunca é de mais realçar que foi Pedro Moreira que adquiriu o terreno e o ofereceu à Junta de Freguesia. De referir, igualmente, que é possível aumentar a área do Areinho, mormente na sua margem direita, com os terrenos recentemente adquiridos pela câmara. Por sua vez, a Junta de Freguesia está a tentar negociar os terrenos envolventes, da margem esquerda, visando uma maior amplitude do Areinho. Este será o local mais visitado de Meinedo, nos próximos tempos, pois é um projeto com enorme potencial.

No tocante à Educação, de referir a aquisição de um min-autocarro, um projeto tornado realidade. A sua aquisição permitiu aos alunos serem transportadas com todo o conforto, conforto esse que merecem. Mais: o custo, por cada aluno baixou vinte por cento, pois em primeiro lugar estão as crianças.

Foram alargadas e pavimentadas diversas ruas. Destaque para o alargamento da Rua da Sanguinha, melhoria essa que há mais de trinta anos estava prometida. Esta rua foi objeto de alargamento e pavimentação, para além da construção dos respetivos muros de contenção de terras, com seis a sete metros de altura. Houve ainda a execução, em várias ruas, de novas linhas de rede e colocação de luminárias, a ampliação e construção de redes de águas pluviais, de água potável e de saneamento, assim como a construção de dois canteiros de sepulturas e de quatro novos jazigos, em pedra, no cemitério. A Junta de Freguesia está a negociar a aquisição de terrenos junto ao cemitério, entre este e o salão paroquial, de forma a criar passeios e vaias de estacionamento, assim como uma possível rotunda entre o cemitério, o salão, e a Rua da Escola. De realçar a requalificação, ampliação e modernização do Centro Escolar de Meinedo. Há, também, o compromisso em concluir a aberturas de ruas, em falta, e pavimentação das mesmas, tal como as infraestruturas do Areinho. A limpeza das ruas e dos fontanários, e a sua preservação, também tem sido uma constante preocupação.

Por último, e no contexto do Covid-19, foram implementadas algumas medidas de prevenção: desinfeção de espaços públicos da freguesia, principalmente junto ao cemitério, farmácia, mercados e cafés, assim como a colocação de gel para as mãos na caixa de multibanco e foi feita a sensibilização da população através de panfletos, cartazes de informação sobre a Covid19, seguindo e divulgando as recomendações da Direção Geral de Saúde. De referir que o Centro de Saúde de Meinedo está ao serviço de todo o concelho. Segundo o responsável da ARS esta situação apenas acontecerá durante este período mais crítico.

Gabinete de Imprensa PSD Lousada

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Da prestigiada Fazenda Pública à decadência da Repartição de Finanças

O ESTADO DOS SERVIÇOS DO ESTADO EM LOUSADA (PARTE 1) O Louzadense inicia nesta edição a...

Avenida Dr. José Paulino Freitas Neto

JOSÉ PAULINO FARIA DE FREITAS NETO, nasceu a 16 de junho de 1929, em Silvares, Lousada. Era filho...

Associação Letras 100 Cessar

César Castro, de 53 anos, e Ricardo Moreira, de 43 anos, concederam uma entrevista onde abordaram...

VENCEDORES – VII LER LOUSADA

No VII Concurso Literário LER LOUSADA participaram 7 turmas de 4.º ano do 1.º...

Mercado Histórico revive século XVIII

Nos dias 2, 3 e 4 deste mês, a Avenida do Senhor dos Aflitos recua no tempo e os visitantes vão...

A Casa Nobre no seu contexto histórico XXI: Freguesia de S. Salvador de Aveleda

A Estrutura Arquitetónica de Lousada, segundo as Memórias Paroquiais de 1758: Os Efeitos do...

Paulo Rocha: Lousadense comanda posto da GNR

O sargento-chefe António Paulo Magalhães da Rocha, de Nogueira, é o segundo lousadense a comandar...

É urgente amar!

A falta de liberdade sentida na pandemia transformou-nos, não estamos mais em perigo, mas algo em...

Maria das Dores, uma professora cega

Nasceu em Meinedo há 58 anos Chama-se Maria das Dores Soares da Cunha, tem 58 anos e nasceu em...

Maioria das 3.300 pessoas com deficiência não tem apoio institucional

UM “PROBLEMA SILENCIOSO” EM LOUSADA As respostas institucionais para a deficiência em Lousada são...

Siga-nos nas redes sociais