No próximo sábado, dia 28, vai realizar-se uma nova edição das Jornadas do Ambiente de Lousada, que este ano tem como tema “Áreas protegidas com gente dentro”. O tema surge na sequência da recente classificação da Paisagem Protegida Local do Sousa Superior, neste Ano Municipal para a Ação Climática – Lousada 2020.
Esta edição das Jornadas do Ambiente será exclusivamente online, através da plataforma Zoom. As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias, e podem ser efetuadas em https://www.cmlousada.pt/p/jornadasambiente
Neste contexto, e após a recente classificação da Paisagem Protegida Local do Sousa Superior, o Município de Lousada decidiu este ano, Ano Municipal para a Ação Climática – Lousada 2020, dedicar as XVI Jornadas do Ambiente ao tema Áreas Protegidas com Gente Dentro.
Durante a manhã vão ser abordadas as perspetivas internacionais com a intervenção de Carol Ritchie, diretora-geral da Federação EUROPARC, cujo tema é “Parks and people across Europe”, que representa centenas de autoridades e áreas classificadas em mais de 40 países de toda a Europa.
A manhã continua com o tema “Gestão, conservação e promoção de áreas protegidas – diálogos ibero-brasileiras, apresentado por Dr. Ricardo Martins do Laboratório da Paisagem, de Guimarães, que vai apresentar as conclusões do Workshop Ibero-Brasileiro sobre Áreas Protegidas, recentemente publicadas em livro.
A tarde tem início com as perspetivas nacionais, destacando temas como “A construção de uma área protegida. A Paisagem Protegida Local do Sousa Superior”, apresentada pelo Vereador do Ambiente do Município de Lousada, Dr. Manuel Nunes.
Segue-se a “Gestão de áreas protegidas em áreas de elevada densidade populacional” que é o tema apresentado pela Eng.a Maria de Jesus Fernandes, da Direção Regional de Conservação da Natureza e Floresta de Lisboa e Vale do Tejo.
A “Gestão transmunicipal de áreas protegidas – O Parque das Serras do Porto” é o tema que a Dra. Raquel Viterbo vai trazer à discussão.
