O Conselho de Ministros esteve reunido, esta quinta-feira, desde o início da manhã, no âmbito da renovação do Estado de Emergência que irá vigorar entre as 00h do dia 8 e as 23h59 do dia 15 deste mês.
Após ter sido aprovado o oitavo Estado de Emergência, o Governo anunciou, ao início da tarde desta quinta-feira, as medidas mais apertadas que estarão em vigor, a fim de travar o crescimento exponencial da pandemia que se tem verificado nos últimos dias.
António Costa, primeiro-ministro, informou que, no próximo fim de semana, nos dias 9 e 10 de janeiro, em todos os concelhos que registem mais de 240 casos de Covid-19 por 100 mil habitantes, será proibida a circulação entre concelhos e proibida também a circulação na via pública a partir das 13 horas.
Desta forma, só 25 concelhos do país ficarão de fora destas restrições, aqueles que se encontram sob risco moderado, o que significa que o concelho de Lousada está abrangido pelas novas regras por se encontrar em “risco elevado”.
Em comunicado emitido pelo Conselho de Ministros pode ler-se que decidiu “estender aos concelhos em risco elevado a proibição de circulação na via pública a partir das 13h00 no fim de semana de 9 e 10 de janeiro”, bem como “aplicar a todo o território nacional continental a proibição de circulação entre concelhos entre as 23h00 do dia 8 de janeiro e as 5h00 do dia 11 de janeiro de 2021, salvo por motivos de saúde, de urgência imperiosa ou outros especificamente previstos”.
O oitavo Estado de Emergência vai estar em vigor entre as 00h00 do dia 8 de janeiro e as 23h59 do dia 15 de janeiro.