por | 22 Jan, 2021 | Opinião

“Um Olhar Atento à Alimentação Infantil”

Mais Saúde
Uma parceria entre O Louzadense e a clínica Ellus Saúde

Por Dina Ferreira – Nutricionista

A Saúde e a alimentação das crianças é algo que nos interessa, mas será que estamos realmente atentos? Será que nos preocupamos de facto com a alimentação e a saúde das nossas crianças? 

Se o seu filho de 2 anos não for capaz de caminhar, ou se aos 4 anos ainda não fala, percebe que algo não está bem e que precisa de intervir e procurar ajuda.

Então, porque não nos preocupamos se uma criança de 2, 4 ou mais anos ainda não come fruta ao natural, ou não come os legumes, ou faz birras para comer? 

Da mesma forma que as crianças adquirem todas as outras competências, o comer saudável também se aprende! Uma alimentação saudável é mais do que uma questão de peso ou imagem corporal.

Sabemos que os maus hábitos alimentares estão associados a diversas doenças, tais como a obesidade e excesso de peso, diabetes, problemas cardiovasculares, distúrbios gastrointestinais, como síndrome do Intestino irritável, obstipação e diarreia frequentes, cancros e até condições psicológicas, como a depressão. 

Para além destas doenças que já reconhecemos como consequência de uma alimentação incorreta, há outras ocorrências mais discretas que podem afetar as nossas crianças no seu dia-a-dia, mas que nem sempre relacionamos com os hábitos alimentares. Uma alimentação incorreta nas crianças pode ter impactos mais imediatos e visíveis em vários aspetos do seu dia-a-dia, nomeadamente:

– Desenvolvimento da fala – os músculos utilizados para falar, começam a ser treinados com a alimentação. Portanto, uma correta introdução de alimentos vai facilitar um adequado desenvolvimento da musculatura da boca, promovendo assim o desenvolvimento da fala mais precoce.

– Estado de alerta das crianças – crianças que se apresentam mais irrequietas e agitadas ou, pelo contrário, que tendem a ser mais apáticas, cansadas e com fadiga, podem manifestar excesso ou falta de determinados nutrientes.

– Atrasos no crescimento – também um desajuste na alimentação pode comprometer o crescimento e desenvolvimento das crianças.

Por outro lado, existem alguns sinais e sintomas a que devemos estar atentos, já que podem indicar alguma necessidade especial ou alguma reação a determinado alimento. A intenção é que se corrija a alimentação o mais cedo possível, minimizando assim possíveis efeitos negativos. 

Resumindo, importa reforçar que a alimentação saudável é muito mais do que estética e do que moda. Uma alimentação saudável está na base da saúde, física e mental, e na melhoria da qualidade de vida de cada um de nós.

É na infância que mais importa melhorar hábitos alimentares. Tanto pelas consequências imediatas na saúde geral das nossas crianças/jovens, como pelo impacto que isso terá ao longo da sua vida. E é de nós, adultos, que depende essa mudança. Vale ainda referir que os hábitos alimentares da infância tendem a manter-se na idade adulta e que, em qualquer momento, somos o que comemos.

Se este tema lhe interessa e deseja ser mais proativa na saúde alimentar do seu filho não hesite e agende a sua consulta connosco!

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Cool Dance levou dança e emoção ao Euro RX em Lousada

O grupo de dança Cool Dance, a convite do Clube Automóvel de Lousada (CAL), marcou presença no...

Chega setembro, regressam as aulas e, com elas, algumas das memórias de infância e juventude desse...

NOVOS BOMBOS EM LOUSADA (1)

Os Magnetenses: a tradição que ganha nova força Um novo grupo de bombos nasceu em Meinedo com 20...

O ESCUDO INVISÍVEL NO CIRCUITO INTERNACIONAL DE LOUSADA

ED4 levou a segurança no desporto automóvel ao patamar mundial Vamos falar de uma equipa que não...

Edifício da Adega nasceu há 70 anos

OBRA CUSTOU “DOIS MIL CONTOS” Assinalam-se este mês 70 anos do início de um dos projetos mais...

Grande Entrevista a LUÍS MARINHO (CAL)

“Não procuro ficar na história, procuro continuar a fazer mais e melhor” Aos 38 anos,...

JULIANA COSTA, UMA ARTISTA QUE SE REVELA FORA DE LOUSADA

Das raízes em Figueiras à afirmação na arte texturizada Natural de Figueiras, no concelho de...

DECATHLON LIGA PRO JÁ COMEÇOU

Lousada e Aparecida entraram com o pé esquerdo num campeonato que se espera espetacular. Os...

Câmara reforça apoio ao CAL para o Euro RX

A Câmara Municipal de Lousada reforçou em 428.721,27 euros o apoio financeiro ao Clube Automóvel...

EURO RX PROMETE GRANDE ESPETÁCULO

Lousada decide títulos europeus de Ralicross com estreia de corrida noturna O Circuito...

Siga-nos nas redes sociais