por | 23 Jan, 2021 | Freguesias, Sociedade

Associação dos Voluntários de Caíde de Rei celebrou 30 anos em 2020

A Associação dos Voluntários de Caíde de Rei foi fundada em 1990 de forma a dotar a freguesia de uma instituição que prestasse um serviço no transporte dos doentes aos tratamentos hospitalares e clínicos. Em 2020, para assinalar o seu aniversário, adquiriram duas novas viaturas. 

A fundação da associação tem como impulsionadores José Cunha e António Cunha e, desde a sua fundação, que assume um papel importante na comunidade de Caíde, nas freguesias vizinhas e no concelho. 

Com apenas cinco funcionários, a associação presta serviço de transporte de doentes não urgentes, “em segurança e com o melhor conforto possível aos tratamentos hospitalares e clínicos”, afirma Sérgio Santos, presidente desde 2018 e ligado aos órgãos sociais há vários anos. 

Embora com as dificuldades enfrentadas pela pandemia, a associação conseguiu adquirir duas novas viaturas: uma Ambulância Tipo A1 e uma viatura VDTD, representando estes investimentos, cerca de 90.000 euros, “um enorme esforço financeiro” desenvolvido pela Associação. Esta compra vem concretizar uma prioridade e ambição na renovação e reforço da frota automóvel, passando a dispor de 8 viaturas ativas ao serviço.

“O nosso crescimento tem sido alicerçado no trabalho e no rigor financeiro. Ao longo destes 30 anos, construímos instalações, compramos viaturas e temos tido colaboradores que nos têm ajudado a elevar a nossa instituição a este nível. Relativamente à compra das viaturas, o nosso lema será sempre proporcionar o melhor conforto e segurança possível aos nossos doentes e a renovação da frota é uma condição para que tal seja possível”, explica o presidente. 

O propósito desta direção é, de forma continuada, “criar as melhores condições, permitindo que a Associação consolide e reforce a possibilidade de desenvolver os princípios definidos nos seus estatutos”, que são o “Transporte de doentes” e “Atividade Social’.

Sérgio Santos acredita que o segredo do sucesso está em ter “um grupo de trabalho, na direção e órgãos sociais, muito coeso e ambicioso, para proporcionar este crescimento sustentável”. 

Em 2020, “ano difícil e conturbado”, realizaram mais de 200 solicitações de transporte, só para associados, “sempre com o inerente benefício de condições praticadas pela Associação”. 

“Esta pandemia tem feito com que as pessoas se habituem a uma nova forma de viver e pensar e, fundamentalmente, no nosso caso, tivemos que pedir um esforço extra aos nossos colaboradores e voluntários, que têm sido incansáveis para que nada falte aos nossos doentes”, afirma o presidente, deixando um agradecimento a todos os colaboradores.

No novo ano, pretendem dinamizar e duplicar o número de sócios, cerca de 200, lançando um desafio junto da comunidade, mas em particular junto dos atuais sócios. 

O presidente aproveitou, ainda, para agradecer a todas as empresas, instituições e particulares, que “têm ajudado na aquisição de máscaras, fatos de proteção, viseiras, máquinas de ozono e outros desinfetantes”. 

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

A  memória e a literatura

Há uns tempos e a propósito de um Colóquio Internacional em que participei na Sorbonne, em Paris,...

“Fecharam-nos muitas portas, mas temos tudo controlado”

COMISSÃO DE FESTAS DO SENHOR DOS AFLITOS 2024 Em janeiro deste ano, Paulo Magalhães, Daniel Pires...

Cartaz de arromba nas festas de Lustosa

SÃO TIAGO É COMEMORADO DE 25 A 28 DESTE MÊS A comissão de festas de Lustosa é formada por mais de...

Festas Grandes em honra do Senhor dos Aflitos

A Vila já está iluminada lembrando as Festas Grandes, que têm um dos grandes momentos na...

Lousada no pódio europeu de árvores plantadas em Portugal

O Município de Lousada ocupa o primeiro lugar nacional, ao abrigo da iniciativa europeia da...

Votações para o OPJ até dia 8 de agosto

Até dia 8 de agosto estão em votação as 12 propostas apresentadas no âmbito do Orçamento...

Ações de sensibilização com a Liga Portuguesa Contra o Cancro

O Município de Lousada associou-se à Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Norte,...

NÍVEL ELEVADO NO SUPERCROSS EM LUSTOSA

As grandes emoções do Supercross estiveram em Lustosa (Lousada), numa noite memorável. A pista do...

Quarteto Metralha animam festas e romarias

LOUSADA TEM CADA VEZ MAIS GRUPOS DE BOMBOS Os bombos são uma tradição bem portuguesa e em Lousada...

Verónica Parente apresenta a exposição “Horizontes de Cores” no Cais Cultural de Caíde de Rei

O Cais Cultural de Caíde de Rei acolherá a exposição "Horizontes de Cores", da artista Verónica...

Siga-nos nas redes sociais