por | 23 Jan, 2021 | LivreMENTE

Os Pilatos da democracia!

Para quem não sabe, Pôncio Pilatos foi o governador romano da Judeia que condenou Jesus à morte, não sem antes lavar as suas mãos de tal responsabilidade, atribuindo tal decisão ao povo judeu que teimou em condená-lo. O comportamento de Pilatos ficou para sempre associado àqueles que, não querendo comprometer-se com uma decisão, simplesmente lavam as suas mãos, como se não tivessem qualquer responsabilidade.

Com a chegada do dia das eleições presidenciais, chega também o dia dos «Pilatos da democracia»! Como em qualquer outra eleição, é chegada a época dos não cidadãos, dos que cedem ao apelo da abstenção, que saem da toca… mas não para irem votar!

Nas duas últimas eleições presidenciais, o país teve índices de abstenção elevadíssimos: 53,48 % em 2011 e 51,34% em 2016. As eleições deste ano serão um grande desafio! Para além da situação epidemiológica em que vivemos, o ato eleitoral ocorrerá no meio de um confinamento geral. Pese embora a possibilidade de voto antecipado e as exceções previstas na lei para as pessoas poderem ir votar, temo que a pandemia seja mais uma desculpa para os abstencionistas, que se junta a outras, sobejamente conhecidas: «não vale a pena», «são todos a mesma coisa», «querem é tacho», «não prestam para nada»… Poderíamos preencher o resto deste artigo com múltiplas invocações!

Em boa verdade, os que insistem continuamente na abstenção estão constantemente a demitirem-se da decisão de escolher, neste caso, o mais alto representante da Nação. Quer se goste quer não se goste, um dos candidatos será o Presidente da República. Cada um de nós terá, certamente, um candidato preferido, seja pela sua competência seja pela sua tendência ideológica ou convicções. Se não gostam de nenhum, vão por exclusão de partes e cheguem ao vosso «mal menor»! Se, mesmo assim, não encontrarem um candidato, pelo menos manifestem o vosso descontentamento votando em branco ou nulo. Embora ache que esta não seja a melhor solução, mais importante do que isso é irem VOTAR!

Sobre os que nunca o fazem – simplesmente porque não o querem fazer e não porque não estão impedidos por força maior – acho que apenas querem é lavar as mãos ao longo de todo o ano. Caso as coisas corram mal, lá estarão eles, os Pôncio Pilatos, a saírem novamente da toca para dizerem: «eu não votei nele», «quem o escolheu que o aguente»,… entre muitas outras expressões comuns do costume! Enfim, sacodem a água do capote!

Gostaria que houvesse mais cidadania. Gostaria que os portugueses fossem participativos, que nunca se demitissem de um ato eleitoral, que o exercessem de forma livre e consciente, que não se munissem de desculpas forretas para não irem votar, que não fossem os «Pilatos da democracia».

Acredito na democracia e gostaria muito que todos assumissem a responsabilidade de participar numa decisão que é de todos e para todos. Votem!

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

É urgente amar!

A falta de liberdade sentida na pandemia transformou-nos, não estamos mais em perigo, mas algo em...

Maria das Dores, uma professora cega

Nasceu em Meinedo há 58 anos Chama-se Maria das Dores Soares da Cunha, tem 58 anos e nasceu em...

Maioria das 3.300 pessoas com deficiência não tem apoio institucional

UM “PROBLEMA SILENCIOSO” EM LOUSADA As respostas institucionais para a deficiência em Lousada são...

(D)eficiência: a eficiência diversificada

A palavra “Deficiência” está diretamente associada à existência de uma diferença nos indivíduos...

Aldear em Meinedo no domingo

No próximo domingo, 28 de maio, Meinedo acolhe mais um encontro desta edição do Aldear, promovido...

Adelaide Pacheco: A Cidadã do Ensino

“Lousada foi o lugar que escolhi para viver e trabalhar” Maria Adelaide Pereira de Lemos Pacheco,...

Apoteose em Lousada

SORDO BRILHA PERANTE OS MILHARES DE LOUSADA A tradicional Super Especial do Rally de Portugal no...

Editorial da edição 97º de 18 de maio de 2023

Serviços públicos Os serviços públicos em Lousada já tiveram melhores dias. Para além das questões...

Unidade de Saúde Familiar São Tiago (Lustosa)

A USF São Tiago é uma unidade funcional integrada no Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Tâmega...

Iluminar Lousada – Uma Luz Solidária

Iluminar Lousada – Uma Luz Solidária realiza-se no próximo sábado, dia 20 de maio, na Praça das...

Siga-nos nas redes sociais