por | 23 Mar, 2021 | Opinião, Saber(or) Saudável

Carne celular – hipótese ou futuro?

Opinião de Maria Neto

O aumento populacional esperado até 2050 desencadeia inquietações, nomeadamente, no que reporta à escassez de alimentos, em particular, de proteína animal. Perante este panorama, a carne celular tem sido alvo de atenção e encarada como uma opção para fazer face a esta problemática. A carne celular (carne in vitro, sintética ou cultivada em laboratório), pode ser definida como carne artificial obtida de células-tronco e multiplicadas com engenharia celular. 

Entre as soluções, a carne celular parece ser uma alternativa sustentável para os consumidores que não pretendam alterar a composição da sua dieta. Contudo, apesar de se contornar o sacrifício animal e de se esperar um impacto positivo para a saúde, algumas questões basilares estão, ainda, por clarificar.

Acresce que, várias questões do cômputo regulamentar, bem como, desafios do ponto de vista de rentabilidade económica, têm dificultado o posicionamento da carne celular no mercado, nomeadamente, o impacto que o desenvolvimento de carne celular poderá ter no ambiente e nas condições climáticas.

Dado que, as instalações e os equipamentos necessários, bem como, o elevado grau de processamento, requerem eminentes gastos energéticos e de água. Adita como desafio para o sucesso da carne celular, os aspetos nutricionais, a biodisponibilidade dos nutrientes e os aspetos sensoriais. 

Para o desenvolvimento da carne celular e seu respetivo posicionamento no mercado, têm surgido inúmeras start-ups. Concludentemente, a Singapura foi o primeiro país do mundo a autorizar a venda de carne celular, obtido em cultura de células – “nugget de frango”, sendo um marco na indústria alimentar, em que consistiu na aprovação e regulamentação para a sua comercialização. Já existem algumas empresas de investigação que preveem começar a vender estes produtos em 2021, presumivelmente a um preço premium e em escala limitada. 

A escolha do consumidor e as necessidades alimentares determinarão o sucesso comercial, no futuro, desta opção alimentar.  

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Antero Correia aponta divergências sobre gestão financeira nos Bombeiros de Lousada

Depois do anúncio da sua demissão, que surpreendeu a sociedade lousadense, Antero Correia falou a...

AMBIENTE & PATRIMÓNIO, POR ERNESTO GONÇALVES: OURIÇO-CACHEIRO — Um pequeno vizinho que ajuda mais do que incomoda. Façamos as pazes.

Há animais que, só por aparecerem no nosso jardim ou na nossa horta, são imediatamente vistos como...

JSD Lousada lança projeto “Contas à Vida” para promover a literacia financeira e o empreendedorismo jovem

NOTA DE IMPRENSA DA JSD A Juventude Social Democrata (JSD) de Lousada lançou o “Contas à Vida”, um...

Carta de demissão do Presidente dos Bombeiros de Lousada

Antero Correia, Presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros de Lousada apresentou a sua...

De forma cada vez mais frequente, o ex-Primeiro-Ministro e ex-líder do PSD, Pedro Passos Coelho,...

Em tempos, Luís Montenegro disse: «A vida das pessoas não está melhor, mas o país está muito...

PSD Lousada volta a denunciar atrasos na requalificação da E.M. 564-2 e questiona inação do...

O jornal O Louzadense apresenta uma entrevista com o trompetista lousadense Hélder Coelho, que...

Para mim, falar da castanha é falar de memórias do meu passado longínquo, mas também do meu...

O compasso do tempo dança-se em Lousada: quando uma música vale por mil gestos

A iniciativa reuniu cerca de 80 participantes com 55 ou mais anos, numa jornada dedicada à...

Siga-nos nas redes sociais