A Autoridade de Saúde do Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) Tâmega III – Vale do Sousa Norte emitiu um comunicado para que fossem adiadas comunhões, batizados e profissões de fé durante um período de, pelo menos, 14 dias em algumas paróquias do concelho.
Este adiamento não se prende com a segurança durante as celebrações, mas sim durante a festa/convívio subsequente”, afirma o comunicado.
A decisão deve-se à “identificação de casos de covid-19 nas Escolas Básicas de algumas freguesias de Lousada, bem como a ocorrência de mais casos em crianças em festas de eventos de carácter religioso”, por isso, “é parecer da Autoridade de Saúde do ACeS Tâmega III – Vale do Sousa Norte que sejam adiadas as comunhões, batizados e profissões de fé, durante um período de pelos menos 14 dias, nas paróquias das freguesias de Nevogilde, Casais, Ordem, Figueiras, Lodares, Nespereira, Boim e Cristelos”, refere o documento.
Sugerem, ainda, que as cerimónias sejam remarcadas para a segunda quinzena de junho.
A incidência de casos positivos no concelho subiu ligeiramente nos últimos dias, mas continua a ser a mais baixa dos concelhos vizinhos.