Com a apresentação pública da Coligação ACREDITAR LOUSADA (PPD/PSD.CDS-PP) do seu candidato a Presidente da Câmara Municipal, Simão Ribeiro, o mandatário e os candidatos às Juntas de Freguesia pela mesma coligação partidária, O Louzadense interpelou o Presidente do Partido Socialista local, José Santalha, sobre as movimentações políticas para a definição e apresentação das listas pelo seu partido.
José Santalha não avançou com datas para a apresentação pública dos seus candidatos, remetendo-se a informar que “oportunamente serão apresentadas todas as candidaturas às freguesias”. Mas O Louzadense sabe que as principais movimentações políticas na constituição de listas do Partido Socialista prendem-se com a luta por lugares entre as mulheres socialistas.
Cristina Mendes da Silva poderá avançar para candidata a Presidente da Assembleia Municipal e a atual Presidente, Lurdes Castro, deverá ocupar o lugar vago deixado por Cristina Mendes da Silva na lista da vereação do Partido Socialista. Na luta pelo lugar de candidata a vereadora está também Maria do Céu Rocha, atual líder da bancada do Partido Socialista na Assembleia Municipal.
José Santalha não confirma nem desmente. Em resposta ao O Louzadense afirma que “no que concerne à lista candidata ao executivo da Câmara Municipal e também à Assembleia Municipal, todos os nomes que venham para a praça pública serão um exercício de mera adivinhação”. Acrescentou ainda que “a composição da lista candidata ao executivo da Câmara Municipal é da responsabilidade exclusiva do Dr. Pedro Machado, Presidente da Câmara e candidato à mesma para o quadriénio 2021/25”.
O Louzadense continuará a acompanhar a atualidade político-partidária dos principais partidos lousadenses, concorrentes às eleições autárquicas que se realizam este ano, levando até si as notícias mais relevantes sobre todas as candidaturas.