por | 4 Ago, 2021 | Política

Simão Ribeiro apresentou eixos estratégicos para o desenvolvimento de Lousada

Com um projeto para uma década, o candidato da Coligação Acreditar Lousada à presidência da Câmara Municipal, Simão Ribeiro, revelou os cinco eixos estratégicos que fundamentam o programa eleitoral que apresenta para o concelho.

Afirmando que “não se trata de promessas nem de retórica, mas de razão, sonho e ambição”, Simão Ribeiro – que falava na cerimónia de apresentação das listas da coligação – disse tratar-se de um “programa integrado e pensado para cada fase da vida dos lousadenses”.

O primeiro eixo estratégico assenta na criação de um concelho moderno, transparente e próximo dos munícipes. “Pretendemos acelerar a digitalização dos processos e garantir a simplificação e o acesso multicanal, designadamente por via online, a cada vez mais serviços municipais”, adiantou.

Segundo Simão Ribeiro, este eixo estratégico passa, também, pela “implementação de um programa Lousada Digital, pela desburocratização e simplificação de todos os procedimentos na relação com os munícipes e pela descentralização dos serviços municipais, numa lógica de flexibilidade adaptada às exigências físicas do concelho, nomeadamente em Lustosa e Aparecida”.

“E porque, incompreensivelmente, já perdemos duas grandes oportunidades, queremos para Lousada uma Loja Espaço Cidadão, dando dignidade aos nossos serviços públicos não municipais, concentrando-os e modernizando-os”, acrescentou.

No mesmo eixo estratégico, Simão Ribeiro anunciou a intenção de “implementar, em parceria com a CIM do Tâmega e Sousa, um Plano de Mobilidade Municipal, com transportes públicos que se querem ecológicos e sustentáveis e que cubram o território na sua totalidade e em múltiplos horários”. Ainda no capítulo dos transportes, apresentou a ideia de “promover a adesão ao projeto ‘Liga-Te’ com os taxistas de Lousada, através da atribuição de apoio público”.

O segundo eixo apresentado por Simão Ribeiro visa “um concelho com estratégia e crescimento económico”, alcançável através quatro vetores fundamentais: “a criação e elaboração de um Plano Estratégico, a aposta no Marketing Territorial, a criação de uma Agência do Investidor e a promoção de incubadoras de empresas e smart offices”.

Neste âmbito, destacou ainda a ideia de apostar na área da Investigação e Desenvolvimento (I&D) através da criação, em Lousada, de ‘Living Labs’, ou seja, “espaços físicos ou virtuais onde – com a colaboração de empresas, do poder público e de instituições de ensino – acontecerá um processo colaborativo para a criação de prototipagem, validação e testes de novas soluções em contextos reais”.

Relativamente ao Plano Estratégico, Simão Ribeiro explicou que o objetivo é a “coesão territorial no concelho de Lousada, reduzindo as assimetrias e de forma que todos tenham as mesmas oportunidades à partida, independentemente da freguesia de onde cada pessoa é”.

Simultaneamente, acrescentou, “pretendemos assumir e criar a Agência Municipal do Investidor, que será uma estrutura de desenvolvimento para políticas de diplomacia económica”.

“Vamos ajudar as empresas de Lousada com apoio técnico e científico, para que se modernizem, se internacionalizem e, dessa forma, tenham a possibilidade de oferecer melhores condições aos seus trabalhadores”, disse Simão Ribeiro. Ainda neste âmbito, manifestou a intenção de “concretizar dois centros industriais e tecnológicos nas proximidades dos eixos rodoviários A42/A11 e A4/A11”.

O terceiro eixo estratégico visa a transformação de Lousada num “concelho saudável e socialmente coeso, designadamente através promoção da saúde mental e da criação de um centro de reabilitação e respostas integradas para o tratamento das dependências e para problemas de reabilitação física”.

De acordo com o candidato, este eixo envolve ainda a criação de um Centro de Dia em Lousada Centro, em parceria e colaboração com os parceiros sociais. “E porque queremos um território inclusivo, vamos incrementar um verdadeiro programa ‘Lousada Sem Barreiras’, eliminando as barreiras arquitetónicas na via pública e nos edifícios públicos, criando lugares de mais fácil acesso para pessoas com mobilidade reduzida”, acrescentou.

O quarto eixo estratégico tem como base a ideia de Lousada como concelho educador. “Vamos implementar o conceito de urbanismo educativo e inclusivo, em que cada equipamento público, independentemente da sua finalidade, tenha sempre uma vertente educativa e inclusiva”, revelou Simão Ribeiro, dando como exemplo a eventual criação de um xadrez gigante numa praça, que motivaria a aprendizagem e o convívio intergeracional.

Este eixo inclui, também, o objetivo de “reforçar os mecanismos de diagnóstico precoce de dificuldades de alunos do básico e secundário, em articulação com os diferentes agentes educativos, articulando esta metodologia com mecanismos de inovação e qualidade no ensino, em parceria com uma universidade”.

Neste âmbito, Simão Ribeiro enumerou ainda um conjunto de outros objetivos: “trazer para Lousada cursos de formação, de âmbito politécnico e universitário, em áreas articuladas com o tecido empresarial que queremos atrair, promover o acesso das crianças a programas de aprendizagem da Robótica, Computação e Programação, e promover o acesso à aprendizagem de línguas estrangeiras logo desde os primeiros anos de escolaridade”.

O quinto eixo estratégico diz respeito ao incentivo à Cultura, Desporto e Associativismo, enquanto “principal fator de animação e valorização territorial”.

Neste âmbito, Simão Ribeiro pretende “promover o planeamento cultural do município ao longo de todo o ano, e de forma descentralizada, pelas freguesias do concelho e em equilíbrio com a programação dos concelhos vizinhos”.

Por outro lado, visa “garantir uma política de apoio aos autores, grupos e artistas do concelho, transformar o festival Folia num grande evento internacional das Artes e correlacionar a Arte e a Cultura com a Economia através da criação em Lousada de um centro de congressos para toda a região do Tâmega e Sousa”.

Sobre este centro, Simão Ribeiro disse querer um projeto que seja “não só capaz de albergar congressos e grandes eventos culturais e artísticos, mas também encontros de âmbito científico e académico e encontros empresariais e de negócios”.

“Tudo isto faz reter talento, conhecimento, valor acrescentado e consumo no nosso comércio local, que tanto precisa desta dinâmica”, acrescentou.

A intervenção de Simão Ribeiro encerrou a apresentação das listas da Coligação Acreditar Lousada à Câmara Municipal, Assembleia Municipal e Juntas de Freguesia.

Nesta sessão, Leonel Vieira, há quatro anos candidato da coligação PSD/CDS-PP à presidência da Câmara Municipal, foi apresentado como cabeça-de-lista para a Assembleia Municipal.

Segue-se a lista da Coligação Acreditar Lousada para a Câmara Municipal:

1.        Simão Ribeiro
2.        Carlos Nunes
3.        Cláudia Lousada
4.        Filipe Barbosa
5.        Júlia Ribeiro
6.        José Rebelo
7.        Carlos Pacheco
8.        Marta Dias
9.        Isabel Pinheiro
10.      Jorge Furtado
11.      Sílvia Costa
12.      Bruno Silva
13.      Paula Ferreira
14.      Telmo Ribeiro
15.      Filipe Costa

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Editorial 149 | Festas Grandes

Aí estão elas! As melhores, as únicas, as grandiosas, as inigualáveis e inesquecíveis Festas...

Unidades de Saúde Familiar: Pilar Estratégico na Gestão das Doenças Crónicas na Comunidade?

Nas últimas décadas, Portugal tem assistido a um aumento significativo da prevalência de doenças...

Uma gota no oceano para meninos e meninas

ASSEMBLEIA MUNICIPAL APROVOU HABITAÇÃO A crise de habitação que assola de forma dilacerante o país...

Joaquim Magalhães volta a apresentar candidatura à Junta de Freguesia de Nevogilde pelo Partido Socialista

O candidato apresenta-se com enorme orgulho e sentido de responsabilidade à presidência da Junta...

Luís Mota apresentado como candidato à Junta de Freguesia de Lodares pela coligação Lousada no Coração

Para Leonel Vieira, área empresarial e centro de convívio são prioridades na freguesia  Luís...

Partido Socialista apresenta Agostinho Peixoto à União de Freguesias de Nespereira e Casais

Agostinho Peixoto é candidato pelo PS à Junta da União de Freguesias de Nespereira e Casais, sendo...

Apresentação da Candidatura de Leonel Vieira à Câmara Municipal de Lousada

Decorre, no próximo dia 13 de julho, às 17h30, na Praça das Pocinhas, a apresentação oficial da...

Levar crianças à hipoterapia foi um grande feito

BALANÇO DA ASSOCIAÇÃO DE PAIS DA ESCOLA MARNOCO E SOUSA Com o final do ano escolar, as associações...

Sofia Teixeira é a candidata do Partido Socialista em Caíde de Rei

Com coragem, responsabilidade e humildade, Sofia Teixeira, secundada por Luís Mendes e Adão...

PS apresenta candidatos à Câmara e Assembleia Municipal de Lousada a 13 de julho

O Partido Socialista promove no próximo dia 13 de julho, pelas 17h30, a sessão oficial de...

Siga-nos nas redes sociais