No passado dia 30 de julho, Marta Moreira esteve em Lousada, na livraria Puro Flow, a apresentar o seu primeiro trabalho literário editado. Este trabalho – “humanário I” – é o primeiro volume de uma coletânea de dez contos que, nas palavras da autora, “se propõe a explorar o vasto espectro da emoção humana”.
Esta apresentação, que lotou completamente o espaço (atendendo também às restrições em vigor quanto ao número de lugares disponíveis), contou com a moderação de Patrícia Queirós e permitiu uma incursão não só pelo percurso de Marta Moreira, mas sobretudo pelos seus projetos futuros.
Além da publicação dos dois próximos volumes desta coleção, a autora encontra-se a trabalhar na publicação de dois ciclos de poesia – ambos já adaptados, respectivamente, para uma performance teatral (estreada no festival Variações – Cultura Emergente 2019, em Braga) e uma curta-metragem vencedora duma open call que lhe permitiu participar numa exposição colectiva (promovida pelo Município de Braga) -, trabalhando simultaneamente no seu terceiro trabalho no domínio da poesia.

Está ainda a rever para publicação uma novela, enquanto trabalha no seu primeiro romance, e pretende publicar uma compilação dos seus trabalhos ao nível da crónica (do projeto Pimenta na Língua, que desenvolve desde 2015). A autora revelou ainda que um dos seus trabalhos – em concreto, o terceiro conto deste “humanário I” – deu origem a uma adaptação para peça de teatro, que por sua vez venceu uma open call da Editora Urutau (no Brasil) e irá agora ser publicada além-fronteiras.
Este livro encontra-se disponível na livraria Puro Flow, bem como em diversas livrarias espalhadas por todo o país: Flanêur (Porto), Centésima Página (Braga), Ferin e Snob (Lisboa), são exemplos. As próximas datas da book tour contarão com apresentações em Lisboa e em Guimarães.