Apesar dos avanços no combate à pandemia, ainda não é este ano que a Romaria da Senhora Aparecida volta à normalidade. Ainda assim, nos próximos dias 14 e 15 de agosto, a freguesia do Torno assinala a romaria e ilumina-se com caixas de fogo-de-artifício em cada uma das suas casas.
A Romaria da Senhora Aparecida será celebrada, novamente, de forma simbólica. No entanto, “a realidade é que com ou sem festa, a Senhora Aparecida é e será sempre celebrada em casa dos Aparecidenses. Infelizmente, não poderá ser com a grandiosidade que merece, mas na simplicidade que nos é imposta”, revela André Faria, presidente da Comissão de Festas.
Este ano, “teremos as celebrações religiosas nos dias 14 e 15 de agosto. No dia 14, à noite, está programado que cada aparecidense deite de sua casa caixas de fogo. Teremos o céu bem colorido no dia da Nossa Senhora Aparecida. Infelizmente não temos programa para este ano. Será muito semelhante ao que se passou em 2020”, confirma.

O cancelamento sucessivo da romaria poderá afetar a sua realização nos anos seguintes e, embora o presidente não queira “fazer prognósticos”, acredita que “corremos o risco de se perderem tradições. E esta romaria é singular precisamente pela tradição. A tradicional corrida de cavalos, a tradicional procissão, a tradicional corrida de motas. Teremos de aguardar para saber o que o futuro nos reserva”, termina.
Os interessados em comprar os packs de fogo poderão fazê-lo através da página de Facebook da Romaria ou junto de qualquer elemento da comissão e, no dia 14, ao terceiro morteiro, colorir o céu “por uma romaria a cores”.