Simão Ribeiro, candidato da Coligação Acreditar Lousada à presidência da Câmara Municipal, defende uma nova política de transportes públicos para o concelho, que dê resposta às necessidades das famílias e das empresas.
Segundo o candidato, “muitos cidadãos que residem nas freguesias mais periféricas do concelho e que não têm recursos para possuir um automóvel ou nem sequer têm carta de condução, não dispõem de uma rede pública de transportes que seja adequada às suas necessidades, nomeadamente aos seus horários laborais”.
Para Simão Ribeiro, “urge implementar um Plano Municipal de Mobilidade e Transportes Públicos no concelho, em parceria com a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, que seja capaz de assegurar, de forma ecológica e sustentável, a cobertura total e espacial da rede rodoferroviária de transportes, em múltiplos horários”.
“É, também, fundamental promover a sua articulação, em estreita colaboração com os operadores de transportes coletivos e com os taxistas”, acrescenta.
Tendo em conta a existência de ferrovia em Lousada e a “centralidade geográfica invejável do concelho”, Simão Ribeiro defende a criação de “um interface intermodal de autocarros”.
O candidato dá como exemplo o Município de Penafiel, “onde existe uma estratégia verdadeiramente pensada e planeada, com um interface intermodal de autocarros, articulado com os horários da ferrovia, os horários laborais e as necessidades familiares, e que assim servem melhor as populações”.