por | 19 Jan, 2022 | Ambiente

Lousada vai liderar “Escola ambiental para políticos”

O Município de Lousada aprovou o projeto europeu “GoGreen – Local Action for the EU Green Deal”, que tem como principal objetivo a capacitação de decisores e técnicos, a nível da governança local, para a implementação do Pacto Ecológico Europeu e a ação ambiental em geral.

O projeto tem a duração de três anos e visa capacitar decisores e técnicos das autarquias para a ação ambiental.

Tendo-se tornado uma referência nacional e internacional no âmbito da sustentabilidade ambiental, a autarquia vai agora liderar um projeto de partilha de conhecimentos e de modos de atuação para a transição ecológica. O projeto conta com a participação de seis entidades parceiras, em três são municípios (Lousada, de Portugal, Zoersel, da Bélgica, e Soto del Real, em Espanha), duas são organizações não-governamentais na área ambiental (ASPEA – Associação Portuguesa de Educação Ambiental, de Portugal, e Leave no Trace, da Irlanda) e um centro de investigação (Synthesis, no Chipre).

O consórcio vai produzir cursos de formação sobre temas relevantes na gestão autárquica para o ambiente, como água, resíduos, ordenamento do território, proteção da biodiversidade e comunicação e mobilização social. Como resultados do projeto esperam-se, ainda, uma plataforma colaborativa e de apoio à decisão, uma coleção de boas práticas ambientais ilustrada com casos concretos de toda a Europa e um manual de apoio à procura de financiamentos. No final do projeto, em 2024, vão ser publicadas recomendações sobre políticas locais de ambiente e um relatório para leigos. Em cada país participante vão ser organizadas sessões formativas presenciais, mas os materiais produzidos vão estar disponíveis gratuitamente e em várias línguas, na plataforma a ser criada, para uso generalizado.

O projeto GoGreen é cofinanciado pelo programa Erasmus+, o instrumento financeiro da Comissão Europeia para a Educação e Formação, com um apoio de que ronda os 400 mil euros.

Nota de imprensa da CM Lousada

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

AS AMORAS – Há uma altura do ano em que os caminhos dão sobremesa a quem passa. Há frutos que se...

​Inferno das Febras revela distribuição das bandas e coloca à venda bilhetes diários

A ​organização do Inferno das Febras divulgou a distribuição das bandas pelos dois dias do...

PSD exige maior transparência na contratação pública municipal

NOTA DE IMPRENSA DO PSD/Lousada O PSD Lousada questionou no passado dia 6, o Executivo Municipal...

Paulo Alberto reforça liderança do Nacional de Supercross em Lustosa

O Complexo Desportivo Voltas e Rodas, em Lustosa, concelho de Lousada, recebeu mais uma jornada do...

Concerto da Banda de Música de Lousada na abertura da Festa Grande de 2026

Crónica de J. C. Carvalheiras Acerca do concerto da Banda de Música de Lousada (BML), começo pelo...

Lustosa: Quando o Futuro Começa por Acreditar nas Pessoas

Há terras que carregam o tempo como um peso. E há terras que o transformam em esperança. Lustosa...

Fake ou Facto? Aprender a verificar informação

Vivemos numa era em que distinguir factos de ficção se torna cada vez mais difícil. Todos os dias...

SUPERCROSS NA NOITE DE SÁBADO EM LUSTOSA

As grandes emoções do Supercross vão concentrar-se em Lustosa (Lousada) no próximo 18 de julho de...

O DIA EM QUE DEIXÁMOS DE EDUCAR CRIANÇAS E COMEÇAMOS A EDUCAR MÁSCARAS.

"Há adultos que, em crianças, nunca foram insultados. Nunca foram espancados. Nunca passaram fome....

PSD Lousada desafia Câmara Municipal a aproveitar financiamento europeu para criar mais habitação social

O PSD Lousada considera que o novo financiamento europeu para habitação social representa uma...

Siga-nos nas redes sociais