por | 19 Jan, 2022 | Ambiente

Lousada vai liderar “Escola ambiental para políticos”

O Município de Lousada aprovou o projeto europeu “GoGreen – Local Action for the EU Green Deal”, que tem como principal objetivo a capacitação de decisores e técnicos, a nível da governança local, para a implementação do Pacto Ecológico Europeu e a ação ambiental em geral.

O projeto tem a duração de três anos e visa capacitar decisores e técnicos das autarquias para a ação ambiental.

Tendo-se tornado uma referência nacional e internacional no âmbito da sustentabilidade ambiental, a autarquia vai agora liderar um projeto de partilha de conhecimentos e de modos de atuação para a transição ecológica. O projeto conta com a participação de seis entidades parceiras, em três são municípios (Lousada, de Portugal, Zoersel, da Bélgica, e Soto del Real, em Espanha), duas são organizações não-governamentais na área ambiental (ASPEA – Associação Portuguesa de Educação Ambiental, de Portugal, e Leave no Trace, da Irlanda) e um centro de investigação (Synthesis, no Chipre).

O consórcio vai produzir cursos de formação sobre temas relevantes na gestão autárquica para o ambiente, como água, resíduos, ordenamento do território, proteção da biodiversidade e comunicação e mobilização social. Como resultados do projeto esperam-se, ainda, uma plataforma colaborativa e de apoio à decisão, uma coleção de boas práticas ambientais ilustrada com casos concretos de toda a Europa e um manual de apoio à procura de financiamentos. No final do projeto, em 2024, vão ser publicadas recomendações sobre políticas locais de ambiente e um relatório para leigos. Em cada país participante vão ser organizadas sessões formativas presenciais, mas os materiais produzidos vão estar disponíveis gratuitamente e em várias línguas, na plataforma a ser criada, para uso generalizado.

O projeto GoGreen é cofinanciado pelo programa Erasmus+, o instrumento financeiro da Comissão Europeia para a Educação e Formação, com um apoio de que ronda os 400 mil euros.

Nota de imprensa da CM Lousada

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

AMBIENTE & PATRIMÓNIO, por Ernesto Gonçalves O MORCEGO — O velho amigo Óscar e os injustiçados monstros da noite

Passou o Halloween e, com ele, desapareceram as abóboras iluminadas, as bruxas, os fantasmas e os...

Lousada Cuida em destaque na RTP no dia dedicado ao Cuidador Informal

O projeto Lousada Cuida, promovido pela Santa Casa da Misericórdia de Lousada em parceria com a...

Paula Teles lança “Herança” (e traz uma versão dos GNR)

"Herança", o novo single da cantora e compositora lousadense Paula Teles, acaba de ser lançado...

Freguesias de Lousada aderem à Greve Nacional

Tal como as restantes freguesias e uniões, também a União de Freguesias de Silvares, Pias,...

O PSD Lousada congratula-se com o avanço dos trabalhos na E.M. 564-2, mas alerta para problemas por resolver

NOTA DE IMPRENSA do PSD Lousada O PSD Lousada congratula-se com o (agora) andamento acelerado dos...

AMBIENTE & PATRIMÓNIO, POR ERNESTO GONÇALVES – A ROMÃ: Um fruto, mil sementes e histórias por contar

Lembro-me de, em criança, jogar ao famoso jogo do Stop com as minhas primas, no café do meu pai! À...

Stark: O percussionista de Lousada que conquistou os Globos de Ouro com os Duques do Precariado

José Afonso, amplamente conhecido nos palcos como Stark, é o homem do momento na percussão...

RANCHO FOLCLÓRICO DE NOGUEIRA A tradicional desfolhada de uma coletividade que não pára de crescer

A tradição é uma constante no Rancho Folclórico de Nogueira, uma das coletividades do género mais...

JSD Lousada lança plataforma digital para facilitar o acesso à informação sobre transportes públicos no concelho

A iniciativa pretende dar resposta às dificuldades de mobilidade sentidaspelos lousadenses e...

Casa da Juventude de Lousada inaugura exposição de fotografia e anuncia programa artístico gratuito

Ciclo CTRL+ARTE inclui masterclasses de hip hop e teatro de improviso, um workshop de música...

Siga-nos nas redes sociais