por | 17 Fev, 2022 | Editorial

Editorial da edição 68º de 17 de fevereiro de 2022

Ansiamos pelas novas medidas de controle da pandemia, que nos levem a aliviar significativamente estas que nos têm asfixiado psicologicamente, economicamente e na liberdade de acções. As últimas medidas de relevo já são de 6 de janeiro e desde daí, já muitas realidades mudaram e melhoraram.

Quando escrevemos este editorial estão confirmados 548 867 casos ativos, 2 524 291 de recuperados e 20 565 óbitos. Claro que tem sido um problema grave de saúde pública, no entanto, verifica-se na nossa opinião um exagero na extensão das atuais medidas, como tem sido mencionado por diversos cientistas portugueses e internacionais. Já foram administradas 15 212 273 de vacinas o que nos dará muita confiança para avançarmos para outro patamar de entendimento desta virose. Estará para breve considerarmos esta infecção do coronavírus como uma doença endémica. As doenças tornam-se endémicas quando ocorrem com regularidade em determinadas zonas, como acontece com a gripe comum ou até a tuberculose. Aguardemos por boas novas para voltarmos a “viver”!

José Meireles é o lousadense que relevamos na rubrica “Grande Louzadense”! Empreendedor, empresário, ex-árbitro, fundador e dirigente de associações desportivas e culturais é um dos lousadenses que foram dirigentes da associação de futebol do Porto. Homem empático, colaborador de instituições sociais e benemérito, tem atualmente uma relevância no mercado das “leiloeiras” tanto nacional como internacionalmente.

Libório Marques Nunes é recordado nos “Louzadenses com Alma”. Foi um cidadão notável, um bombeiro destemido, um atleta dedicado, cantor e catequista. Detinha um espírito alegre e solidário deixando muitas boas memórias entre os seus amigos e conhecidos, criando saudade há cerca de 16 anos.

Nesta edição relevamos uma cidadã que tem tido muito e bom relevo na comunicação social regional e nacional sobre temas de direito penal. Ana Raquel Conceição é advogada, professora universitária doutorada e tem assumido um papel relevante como comentadora televisiva de processos penais de relevo nacional.

Nesta edição continuamos a revelar alguns “Segredos da Bola” desta vez com o ex-guarda-redes da AD Lousada, Rui Sequeira. Foi o primeiro jogador lousadense a tornar-se profissional de futebol, quando se transferiu para o Penafiel em 1976. Nesse ano treinou à experiência no Beira-Mar onde jogava Eusébio já em final de final de carreira. Foi treinador de futebol em diversos clubes e treina atualmente no Macieira. Revela-nos alguns factos curiosos da sua vivência no mundo do futebol.

As dificuldades dos cuidadores informais, que têm a seu cargo familiares doentes ou com deficiências, é o nosso destaque desta edição. Apesar de ter sido recentemente reconhecido o estatuto do cuidador informal, os cuidadores ainda se deparam com muitas dificuldades e faltas de apoio. O CACIL (Centro de Apoio Cuidador Informal Lousada) é uma valência da Santa Casa de Misericórdia de Lousada, que funciona como resposta social para apoiar os cuidadores informais e minimizar o impacto da sobrecarga na vida do cuidador. Sabemos que dedicar uma vida aos cuidados de alguém que, por razões de saúde ou outras, perdeu a sua autonomia e independência é uma função que sobrecarrega física, emocional e socialmente o cuidador. O CACIL disponibiliza um gabinete de atendimento e uma equipa especializada que ajuda o cuidador informal a cuidar de si mesmo e a encontrar as melhores respostas/apoios na comunidade para facilitar a sua tarefa. Consideramos que esta realidade terá de continuar a ser relevada pela importância que tem para as famílias, como para a própria sociedade.

Temos ainda nesta edição um tema curioso e interessante. Recordamos algumas barbearias e barbeiros que foram históricos no nosso concelho. 

Os 17 anos do Clube Cicloturismo Lousada BTT e a sua relevância na atividade desportiva lousadense justificam a sua presença na rubrica “Associativismo”.

Continuem a seguir-nos!

Boa leitura!

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Intercâmbio cultural na Croácia

Um artista multifacetado e aventureiro, assim se pode definir o lousadense José Pedro Moreira, de...

Inglesa procura as suas origens em Lousada

CHAMA-SE ELIZABETH NATASHA LOUSADA Por várias razões (afetivas, existencialistas ou simplesmente...

Clube de Ténis de Mesa de Lousada

Esta edição possui o prazer de apresentar o emocionante mundo do ténis de mesa aos olhos de Rui...

Centros de Interpretação da Rota do Românico com entrada livre

Nos próximos dias 22, 23 e 24 de setembro, o ingresso nos Centros de Interpretação do Românico e...

Artur Faria demite-se da Caixa Agrícola

Artur Faria, Presidente do Conselho de Administração da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Terras...

Município integra projeto 2030 Youth Vision

"Queres construir um mundo mais justo e sustentável?" é a designação da iniciativa que vai ser...

Era uma vez uma praça do Românico (parte II)

Construtor contesta anulação da obra No seguimento da reportagem publicada na nossa edição...

AGRADECIMENTO

MARIA LUISA PAULA PEREIRA DE BESSA MACHADO (22 de Agosto 1947 a 11 de Setembro 2023) A família...

Apresentação do 6.º volume da Revista Lucanus

O 6.º volume da Revista Lucanus - Ambiente e Sociedade vai ser apresentado no dia 21 de setembro,...

Conferência sobre Inovação em Paisagens Rurais

Vai realizar-se amanhã, 20 de setembro, a conferência sobre Inovação em Paisagens Rurais. O evento...

Siga-nos nas redes sociais