Inaugurado no ano de 2005, o Clube Cicloturismo Lousada BTT, começou com uma mera diversão entre amigos aos domingos de manhã. O grupo liderado, na altura, por Luís Miguel Marques, um sócio da associação, iniciou a prática de BTT ao percorrer as serras de Lousada. No presente fazem 17 anos de existência, com altos e baixos, porém com a certeza que nada abalará a paixão que nutrem pelo respetivo desporto.
Uma bicicleta todo o terreno é utilizada no ciclismo de montanha, uma modalidade na qual o intuito é transpor percursos e trilhar caminhos. Aos poucos e poucos foi-se criando mais amantes desta atividade e, nos dias de hoje, existem 150 sócios e 70 ativos, com quotas atualizadas na Lousada BTT. No entanto, estes números que hoje se contabilizam cresceram a olhos largos desde o começo.
O objetivo originário era a realização de passeios no âmbito da prática do exercício físico e, consequentemente, do entretenimento e lazer. À medida que o clube ia aumentando, tornava-se numa importante referência do concelho de Lousada e noutros horizontes para além da vila.
Gaspar Pinheiro, natural de Caíde de Rei, uma freguesia portuguesa do município de Lousada é o atual presidente do Clube Cicloturismo Lousada BTT. Com 49 anos, pertence a este há 12 anos, mas somente entrou para a categoria de sócio em 2013. Segundo o próprio, as quotas anuais rondam o valor de 30 euros e existe a oportunidade de optar pela compra de seguro, ao encargo da Federação Portuguesa de Ciclismo, determinando o total de 65 euros, com ambas as preferências.

Normalmente a prática do Lousada BTT é ir a eleições, contudo a antiga direção do mesmo encontrava-se cansada e o empenho ficava aquém do expectável. Sendo assim, nomeou-se um novo presidente, diferente do habitual método. Gaspar ocupa esta posição há 1 ano apesar de, inicialmente, não pretender o cargo com a insistência dos amigos acabou por aceitar, “agora é trabalhar para a frente e continuar a desempenhar as atividades do clube, os habituais passeios domingueiros e também participar nos eventos fora do concelho e, dessa forma, tornar o nosso clube ainda maior”, salienta.
A sede do Clube Cicloturismo de Lousada situa-se no mercado municipal, o conhecido largo da feira, sendo o único espaço físico que dispõem. Todas as sextas-feiras reúnem se por volta das 21h30m para passar um bom momento. A mesma possui um bar, e de acordo com o presidente, é rotina tratar-se da organização e burocracias dos passeios enquanto o divertimento se torna condição.
Nos outros dias da semana, o Lousada BTT encontra-se fechado, mas às 8h30m da manhã de domingo ocorre o habitual passeio domingueiro onde as peripécias são constantes. Neste momento, existe também um grupo de meninas, nomeadamente, esposas e amigas dos nossos atletas que se juntam para fazer uma caminhada pelos trilhos de Lousada. “No fim a sede está aberta para desfrutarmos de uma bebida e, ao mesmo tempo, fazermos o rescaldo da manhã de desporto e convívio”, afirma Gaspar Pinheiro.

A principal atividade realizada é o atravessar das serras. O grupo já correu Lousada inteira e tudo à volta desta, “tudo o que for serra percorremos e conhecemos”, sublinha o presidente. Com a ânsia de novos desafios e experiências, começaram a evoluir e a expandir-se para outros concelhos dentro de Portugal e, sobretudo, para outros países. O clube participa em eventos realizados por outras associações do mesmo calibre e, dessa forma, as mesmas também participam nas atividades realizadas pelo Lousada BTT.
Ao longo destes anos, o Clube Cicloturismo Lousada BTT já organizou vários passeios de BTT, assim como, vários trails e o passeio das pasteleiras. Estes foram suspensos por acharem que não era a sua área de competência, no entanto no futuro podem ser revistos, segundo afirma o presidente.
Dada a situação que assola o mundo inteiro, a pandemia da Covid-19, o Lousada BTT não elaborou nenhum programa, nem atividades do clube no ano transato. Para este ano no dia 13 de março, ocorrerá o passeio do clube aberto a todos os participantes dentro e fora do concelho designado por a rota das camélias. Além deste, realizar-se-á também as atividades do clube para os sócios com um cartaz de excelência como a gr36, grande rota do Douro internacional, com paisagens de cortar a respiração. Em junho, está previsto uma peregrinação pelos caminhos de Santiago desta feita por terras espanholas.
Relativamente às adesões ao clube, conforme o presidente, desde que entrou para a função trouxe 20 sócios novos devido à quantidade de amigos que se dispuseram, prontamente, a entrar. No entanto, esta situação foi uma exceção na idade da casa, uma vez que nos últimos tempos houveram poucas inscrições e aderências. No presente, o Lousada BTT tem sócios de vários concelhos vizinhos, nomeadamente, Penafiel e Felgueiras.
Embora a associação tenha membros desde os 14 anos de idade até aos 65 anos, a faixa etária mais incidente é entre os 30 e os 50, sendo os mais participativos a tudo o que esta se propõe.
“As perspetivas de futuro é continuar a evoluir, a realizar as nossas atividades, promovendo o concelho, a economia e os produtos locais”, finda Gaspar Pinheiro.

Comentários