Decorreu no passado dia 25 de fevereiro, no Centro Social e Paroquial de Sousela, um Simulacro de uma situação de Emergência. Enquadrado nas Medidas de Autoproteção, a realização deste exercício objetivou estruturar e organizar os meios humanos e materiais disponíveis na instituição tendo em vista uma resposta eficaz, rápida e coordenada a uma situação de emergência.
Sobre a coordenação de João Nogueira e Sofia Campos, a equipa técnica e colaboradores do Centro Social, desenvolveram formação em Atuação em Situações de Emergência, certificada pela Sensuum, que culminou com a realização deste exercício.
Sensibilizar as pessoas que trabalham nas instalações para as questões relacionadas com a Segurança e Emergência; criar rotinas, procedimentos e competências nos elementos da equipa de emergência ao nível da gestão e coordenação; treinar e avaliar as ações desenvolvidas pelas equipas de intervenção e evacuação; efetuar e avaliar a evacuação geral das instalações; avaliar as comunicações existentes em situação de emergência e validar os procedimentos definidos no Plano de Segurança Interno foram os principais objetivos definidos para a realização deste simulacro.
Dada a relevância e a pertinência de um trabalho em rede, o Centro social convidou entidades como a Proteção Civil Municipal, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Lousada e a GNR de Lousada, que prontamente, e de forma muito clara e competente, se associaram a este exercício, dignificando a forma como o mesmo decorreu.
A diretora técnica do Centro Social e Paroquial de Sousela, Tânia Magalhães, afirmou que “a nossa missão prende-se, essencialmente, com a prestação um serviço de excelência e uma abordagem centrada no indivíduo e na sua segurança. Pautada por valores como a confiança, o profissionalismo e rigor, a inclusão, a promoção do bem-estar, a cooperação, a ética e a solidariedade, centramos a nossa ação numa lógica de formação contínua e de aperfeiçoamento do trabalho desenvolvido por todos os colaboradores e membros da instituição.”
Disse ainda que “estamos, por isso, muito gratos a quem colaborou com o Centro Social, assumindo que a segurança dos nossos é, de facto, uma grande prioridade.”




Comentários