por | 24 Mar, 2022 | + Literacia, Educação

+ Literacia e educação para a comunicação social aos alunos do ensino básico e secundário de Lousada

+ Literacia e educação para a comunicação social aos alunos do ensino básico e secundário de Lousada

O Projeto + literacia e educação para a comunicação social aos alunos do ensino básico e secundário de Lousada é um projeto que resulta da parceria dos quatro Agrupamentos Escolares do concelho e o jornal O Louzadense. Este projeto visa sensibilizar os alunos de Lousada para a importância dos assuntos comunitários e sociais, assim como para a literacia e educação para a comunicação social, designadamente para a construção de conteúdos noticiosos e leitura crítica de notícias de índole geral.

Sabendo que os jovens são cada vez mais digitais e de maneira a tentar captar a atenção deles para a informação e para a leitura, este projeto concretizará, entre outras, as seguintes ações:

  1. Realização de uma ação coletiva de formação (conferência/seminário) sobre “literacia e educação para a comunicação social”, nomeadamente sobre o combate às fake news, dirigida à participação dos alunos do ensino básico e secundário de Lousada, com a participação de oradores especialistas na temática.
  2. Criação de um destacável no jornal O Louzadense (total de 3), com 8 páginas (2 páginas dedicadas a cada agrupamento de escolas), para conteúdos criados pelos alunos e professores do ensino básico e secundário de Lousada.

Para alcançar uma maior envolvência da comunidade escolar e sucesso do projeto, no seu todo, iremos aproveitar a realização da conferência/seminário para organizar um workshop sobre a redação do jornal, dando a conhecer aos alunos participantes todo o nosso trabalho e os elementos necessários à criação, redação e edição de um jornal, possibilitando que acompanhem e realizem os trabalhos necessários a uma edição-tipo.

A possibilidade de criarem conteúdos noticiosos e dos mesmos serem publicados em permanência no formato digital e a cada mês na edição impressa do jornal, através do destacável dedicado, fará com que se incremente a participação crítica da população estudantil de Lousada para hábitos de consumo noticiosos e/ou literários, assim como para a maior divulgação/penetração do jornal O LOUZADENSE junto desta faixa etária (alunos do ensino básico e secundário) e, por “arrastamento”, junto dos seus familiares.

Por outro lado, cumulativamente, o destacável ao ser direcionado e criado em conjunto pelos alunos dos quatro agrupamentos de escolas que entram nesta parceria, haverá a expectativa de aumentar o gosto de produzirem conteúdo informativo e fazer com que alunos de escolas diferentes consigam estabelecer relações de partilha e trabalho conjunto. Estamos convictos da importância da criação destas relações de partilha e trabalho conjunto, visto que os jovens têm cada vez mais dificuldades em criar ligações sociais e interpessoais.

A Direção do Jornal

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Corrida de Homenagem a José Magalhães no dia 1 de outubro

No dia 1 de outubro, domingo, vai realizar-se a Corrida de Homenagem a José Magalhães. As...

Competências parentais: perceções de reclusas que vivem com os filhos na prisão

Opinião de Íris Pinto*, Mestre em Psicologia da Justiça e do Comportamento Desviante O presente...

Fontenário da Sedoura (Boim): memória a preservar.

Há na paisagem edificada um sem número de memórias que me fazem estacar sempre que me deparo com...
Andreia Moreira

Há mar e mar, …mas é tempo de Regressar

Setembro é, por norma, o mês de regressar: regressar às rotinas habituais, ao trabalho e, claro,...

Agrupamento de Escolas de Lousada vence “Concurso 50 Livros”, promovido pelo Plano Nacional de Leitura

A colaboração é o Santo Graal do professor bibliotecário. Jonhson (2004) Uma biblioteca “recheada”...

Gonçalo Ribeiro vence no Estoril Campeonato Nacional de Velocidade

A quinta jornada pontuável para o Campeonato Nacional de Velocidade 2023 decorreu este...

REVIRAVOLTA MANTÉM LOUSADA INVENCÍVEL

A AD Lousada recebeu e venceu a formação do Águias de Eiriz por 2-1, num jogo difícil mas...

Praça D. António de Castro Meireles

No coração da Vila, esta praça está circundada pela praça da República, rua Visconde de Alentém e...

Firmino Mendonça, o cafeteiro mais antigo

O cinquentenário Café Paládio é uma espécie de instituição comercial em Lousada e tem Firmino...

Intercâmbio cultural na Croácia

Um artista multifacetado e aventureiro, assim se pode definir o lousadense José Pedro Moreira, de...

Siga-nos nas redes sociais